fbpx
(31) 3295-3425 (31) 99449-7090

Dicas de Planejamento Empresarial Estratégico para 2020

O planejamento estratégico é de extrema importância para garantir a sustentabilidade e a longevidade de uma empresa. No entanto, a dificuldade em executar esse plano é um dos principais problemas das organizações, independentemente do porte ou do segmento de atuação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a tirar do papel essa etapa primordial do desenvolvimento organizacional.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a GPDH pode te ajudar a planejar toda a parte de desenvolvimento dos líderes e equipes da sua empresa, criando programas e treinamentos personalizados para o seu negócio. Basta cadastrar seu e-mail abaixo:

Receba mais Informações


Agora que já está cadastrado, confira as dicas:

1. Avalie sua empresa com a matriz SWOT

A elaboração da matriz SWOT faz toda a diferença no planejamento empresarial para 2020.

Através dessa ferramenta, você consegue ter uma visão global sobre as fraquezas e fortalezas do seu negócio.

Com base nessas informações, é possível identificar os problemas da empresa e planejar ações para solucioná-los.

A criação dessa matriz é muito simples e pode ser elaborada a partir da análise dos seguintes fatores:

  • Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, atividades que são bem desenvolvidas, equipamentos, equipe dentre outros;
  • Fraquezas: liste os projetos que não estão gerando bons resultados para a empresa e precisam ser solucionadas;
  • Ameaças: analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Sobretudo, aqueles fatores provindos do mercado como concorrentes, legislação, fabricantes dentre outros;
  • Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua empresa.

Após levantar esses dados, analise as informações e verifique quais ações podem fortalecer sua empresa no próximo ano.

Ao longo de 2020, mantenha-se atualizado e modifique o seu planejamento.

Estabeleça metas para o planejamento empresarial de 2020

As metas são o segredo para que sua empresa consiga alcançar o sucesso no mercado. Por isso, aproveite o momento de planejamento e estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo para o seu negócio em 2020.

Para descobrir quais são as melhores metas para sua empresa, basta utilizar os dados da sua  matriz SWOT que foi criada anteriormente.

Com esse recurso, você pode sentir a necessidade de criar metas como:

  • Aumentar o faturamento;
  • Reduzir os custos;
  • Contratar novos funcionários;
  • Criar novas parcerias;
  • Aumentar a carteira dos clientes da sua empresa.

O ideal é que as metas sejam audaciosas e capazes de motivar toda sua equipe a alcançá-las.

Uma boa dica para torná-las realidade é fracionar os objetivos em períodos de tempo:

  • Curto prazo: ações que devem ser executadas no prazo de 3 até 6 meses;
  • Médio prazo: atividades com duração de 1 até 3 anos;
  • Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.

2. Crie um calendário de marketing

Outra dica para elaborar o planejamento empresarial do seu negócio em 2020 é criar um calendário de marketing.

Com essa ferramenta, você conseguirá planejar as ações promocionais da sua empresa com eficiência e realizar várias vendas. Além disso, você pode planejar as vendas com cada fornecedor e garantir estoque suficiente para as datas comemorativas. Também pode programar a confecção das campanhas de marketing e demais promoções.

Para organizar melhor essas informações, utilize ferramentas digitais como o Google Agenda e compartilhe as datas com os demais colaboradores da empresa.

3. Contrate bons colaboradores e desenvolva as equipes continuamente

O vida do empreendedor não é fácil. Afinal, ele precisa tomar decisões sob pressão, analisar os indicadores financeiros e ainda pensar no atendimento ao cliente e na qualidade dos produtos/serviços oferecidos.

Devido ao acúmulo de responsabilidades, até mesmo o gestor mais experiente precisa formar uma equipe de colaboradores. Assim, ela poderá lidar com situações complexas sem a presença do gestor, além de diminuir o acúmulo de funções.

Vale lembrar que esse tipo de contratação é revertido no aumento da qualidade do atendimento e dos produtos/serviços prestados aos clientes. Por isso, não deixe de encontrar profissionais qualificados e oferecer boas condições de trabalho para eles.

Saiba mais sobre Etapas do Processo Seletivo.

desenvolvimento tem o objetivo de fazer com que um colaborador evolua ao longo de determinado período de tempo. Por isso, também é importante manter seus líderes e equipes preparados para as mudanças constantes no ambiente corporativo.

Você pode consultar nossos Programas de Desenvolvimento ou entender melhor os Perfis Comportamentais e seu papel no desenvolvimento de pessoas na empresa.

4. Planeje eventos do próximo ano

A realização e participação em eventos também deve fazer parte do seu planejamento empresarial.

Nele, inclua palestrasworkshops, cursos e capacitações com especialistas que podem contribuir para a melhora dos resultados da sua empresa. Nas palestras, por exemplo, é possível identificar e evitar erros que geralmente são cometidos na gestão de qualquer empresa.

E aí é importante incluir temas importantes como comportamento, segurança, gestão do tempo, saúde, emoções, conflitos, motivação, entre outros…

Agora que você conhece as nossas dicas de planejamento empresarial, o que acha de colocá-las em prática? O quanto antes você começar a analisar e criar metas para sua empresa em 2020, maiores são as chances do seu negócio ter sucesso no próximo ano.

E não se esqueça que nós podemos criar um planejamento de treinamentos para desenvolver sua equipe durante todo ano. Cadastre seu e-mail abaixo e nós vamos retornar para te ajudar a planejar essas atividades de acordo com a realidade da sua empresa, seja ela pequena ou grande.

Receba mais Informações


Com informações de: Barros Soluções e Administrar Online.
Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário