fbpx
(31) 3295-3425 (31) 99449-7090

O relacionamento interpessoal no trabalho é um dos pontos que mais podem influenciar alguém a ter sucesso na carreira. Entretanto, para alguns isso pode ser bem mais complexo do que para outros. Isso acontece porque a personalidade influencia muito na facilidade (ou não) de se aproximar e se conectar com diferentes pessoas. Quem é mais tímido, por exemplo, pode ter que se empenhar muito mais do que aqueles que são naturalmente mais expansivos.

Ao contrário do que muitos imaginam, ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você quer saber como melhorar suas relações com seus colegas, chegou ao lugar certo! Confira nossas dicas abaixo:

1. Empatia

Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento do trabalho.

2. Boa abordagem

Saiba adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige. Assim, você consegue ser claro e pode cobrar exatamente o que precisa de cada colega. Use linguagens não verbais, como olhar no olho e concordar com a cabeça, para criar confiança e mostrar interesse pelo que o outro expõe.

3. Gerencie os primeiros três minutos

Logo no início de sua interação com outra pessoa, esteja atento e aberto a tudo o que ele lhe passar de informação. Isso mostra que você é um bom ouvinte e se preocupa em considerar a opinião dos outros.

4. Fale mais de si mesmo

Exponha suas opiniões, desde que estejam dentro do contexto, e mostre suas ideias e sua preocupação com o outro. Estreite laços com colegas e conheça um pouco da intimidade de cada um. Isso demonstra que você tem interesse efetivo pelas pessoas a seu redor e não somente pelo trabalho que elas prestam.

5. Abrace as diferenças

Personalidades diferentes podem contribuir de maneira diferente no ambiente de trabalho. Saiba respeitar o que cada um tem de melhor. Mesmo quando lidamos com alguém que não nos agrada, devemos nos esforçar para manter a tolerância e nunca pensar em prejudicar o trabalho desse colega, pois isso prejudicaria o todo.

Gostou do artigo? Então saiba mais sobre nossa PALESTRA: Relacionamentos Interpessoais Eficazes e Duradouros

Receba mais Informações


Com informações de: Keep Blog e IBC

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário