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Cinco atitudes para melhorar a sua performance e bem estar nesses tempos de trabalho remoto

Na atual conjuntura, os limites naturais entre o iniciar e o terminar uma jornada de trabalho deixaram de existir. Os nossos deslocamentos de casa para o trabalho, o horário do almoço e o bate papo no cafezinho da empresa eram elementos fortes para delimitar os ambientes e os papéis pessoais e profissionais.

Agora, sem esses limites, tendemos a ficar cada vez mais na frente do computador, às vezes perdendo a noção tempo. É como se lá no nosso íntimo estivéssemos precisando achar uma maneira de justificar o nosso valor. 

Mas precisamos rever esse novo padrão que vai se estabelecendo. Isso não é bom para a nossa saúde e nem para o nosso bem-estar, sendo que ainda pode drenar a motivação para alcançarmos as nossas metas e objetivos.

Trabalhar em casa não significa que não precisamos ter as nossas pausas normais para café, para as nossas necessidades biológicas e para um papinho com os colegas. Cabe a nós gerir o nosso bem-estar e criar limites saudáveis. Precisamos nos readaptar para a nova realidade do trabalho remoto sem nos descuidarmos do nosso corpo e da nossa mente.

Em um artigo escrito para a Association for Talent Development, a especialista em desenvolvimento organizacional, Annemarie Spadafore, propõe cinco ações para lidarmos de maneira mais saudável e produtiva com a nova realidade do trabalho em casa, o home office.

Veja a seguir:

1) Dê uma pausa:

Defina uma pausa a cada 50 minutos ou no máximo a cada 100 minutos. Ative o temporizador do seu telefone e quando ele sinalizar, faça uma pausa. Desvie o olhar do computador, levante-se, estique e observe o ambiente fora da tela. Dê aos seus olhos e ao seu corpo algum tempo livre.

2) Respire fundo:

Praticar uma respiração adequada é uma forma comprovada de reduzir o stress, e não requer nenhuma perícia. A maioria dos adultos respiram mal, de forma superficial; isso pode ser invertido com algumas técnicas simples: Inspire profundamente pelo nariz, permitindo que seu estômago se expanda (evite levantar os ombros); segure oito segundos; expire pela boca por oito segundos. Repita cinco vezes ou até se sentir relaxado.

3) Faça uma pausa mais prolongada:

Pegue um copo de água, uma refeição nutritiva ou um lanche, mas não os leve para o seu computador. Considere conversar o seu parceiro(a), brincar com os seus filhos ou animais de estimação, enviar uma mensagem de texto ou fazer uma chamada rápida para alguém de quem você goste. Tenha uma conversa sobre algo divertido e irrelevante (ou irreverente).

4) Faça um passeio:

Independentemente do tempo, é essencial mover o corpo e ficar algum tempo lá fora. Considere atender alguns telefonemas todos os dias enquanto caminha ou ouvir alguma música que o faça sentir-se bem.

5) Faça um balanço:

Crie uma estrutura significativa para si próprio, começando e terminando o seu dia de trabalho intencionalmente. Defina uma hora de começar e de terminar a sua jornada diária de trabalho. Dê a si mesmo um breve período de transição matinal e noturna (muitas das atividades acima funcionariam). Considere fazer uma pequena lista de realizações ou destaques para as atividades que serão feitas no dia seguinte. Seja firme em garantir que você tenha tempo para si mesmo, para a sua família, passatempos e outras atividades depois do trabalho.

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Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

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