I – Integração e Sensibilização Comportamental
Nesta fase, a equipe experimenta um intenso processo de sensibilização comportamental participando de dinâmicas de grupo, debates, análise de casos, exposições teóricas e elaboração de produtos voltados para os seguintes temas:
– Cultura e valores;
– Construção do conjunto de valores básicos da
equipe;
– Competência interpessoal;
– Gestão das emoções;
– Gestão de conflitos;
– Energia criativa da equipe.
II – Levantamento e objetivação dos problemas críticos
Com a utilização de técnicas adequadas é processado o levantamento, a análise e a objetivação dos principais problemas que afetam a equipe e que repercutem na sua ambiência.
III – Elaboração de plano de ação dos problemas críticos
Nesta fase é construído um plano de ação para os problemas levantados na fase anterior. Cada ação terá um responsável pela sua implantação e pelo seu acompanhamento.
IV – Apresentação e validação do plano de ação
Após ser apresentado e discutido, o Plano de ação é validado pela gerência e pela equipe.
V – Acompanhamento semestral do plano de ação
Semestralmente, a evolução das ações validadas no Plano de ação será acompanhada pelo Gerente e pela Equipe. Nessa ocasião, serão apresentadas as ações concluídas, discutidas as ações em andamento e justificadas as ações pendentes. Serão apresentados relatórios de três gerações para todas as ações contratadas.
VI – Realimentação anual do Programa
Após doze meses da implantação do PIRS, a equipe se reunirá para reciclar os conteúdos e realimentar o Plano de ação.