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Curso: Desenvolvimento das Competências Interpessoais (Soft skills) dos líderes organizacionais

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PropostaFoi- se o tempo em que os colaboradores, os líderes e os gestores eram valorizados e avaliados apenas pelas suas competências técnicas e intelectuais. Hoje, sabe-se que de nada adianta ter a melhor qualificação acadêmica, os melhores equipamentos e as melhores estruturas físicas se as pessoas não tiveram as competências interpessoais bem desenvolvidas. Saber lidar de forma efetiva com as situações de pressão psicológica; detectar e gerir os conflitos interpessoais de forma assertiva e criativa; saber comunicar-se de maneira hábil, objetiva e clara; ser assertivo e estabelecer relações de confiança entre os pares, colaboradores e superiores são competências essenciais no ambiente corporativo.
EstratégiaO Curso tem uma carga horária de 16 horas. É dinâmico e voltado para as experiências do cotidiano corporativo. O seu conteúdo é vivenciado através de dinâmicas, exercícios, trabalhos em grupo e exposição teórica.
MetodologiaParticipativa e centrada nas necessidades do grupo. Utiliza-se a combinação de exercícios, dinâmicas, trabalhos em grupo e exposição teórica para facilitar a assimilação dos conteúdos e para o fortalecimento do embasamento conceitual. A abordagem dos assuntos será adequada ao desenvolvimento do grupo e ao momento vivido pelo mesmo.
Carga Horária16 horas
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Objetivos

  • Possibilitar aos participantes a percepção dos seus pontos fortes e dos seus pontos de melhoria nas relações interpessoais;
  • Promover a identificação e o entendimento das emoções básicas e estabelecer formas eficazes para lidar com as situações de pressão psicológica;
  • Aprender a gerir os conflitos interpessoais de forma adequada e criativa;
  • Desenvolver a capacidade de comunicar-se de forma clara, assertiva e produtiva;
  • Estabelecer relações de confiança entre pares, colaboradores e superiores.

Conteúdo

A liderança de si mesmo
  • A autoestima;
  • A gestão das emoções;
  • A Inteligência Emocional;
  • A competência interpessoal
Comunicação integral
  • A comunicação intra e interpessoal;
  • Os axiomas da comunicação;
  • A comunicação assertiva;
  • A comunicação com a equipe;
  • A comunicação na prática cotidiana.
Técnicas eficazes de Feedback
  • Feedback formal e feedback informal;
  • O feedback de baixo e de alto grau;
  • As classificações do feedback;
  • Moldando o feedback à pessoa;
  • A dinâmica do feedback;
  • A prática do Feedback.
A gestão de conflitos
  • Revendo o conceito de conflito;
  • Os tipos de conflito;
  • O diagnóstico do conflito;
  • Os estágios do conflito;
  • Fazendo a gestão dos conflitos;
Resolução de problemas e tomada de decisão
  • A identificação do problema;
  • Técnicas e ferramentas para resolução de problemas;
  • A matriz GUT;
  • O processo decisório em cinco etapas;
  • A tomada de decisão.
Liderança de resultados
  • O alinhamento de expectativas;
  • A definição de objetivos;
  • A estruturação de itens de controle;
  • Gestão de resultados.

Módulo VIII

Gestão do Tempo e Prioridades
  • O tempo Chronos e o tempo Kairós;
  • A Tríade do Tempo;
  • O Ciclo da Liderança 5 As;