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Gestão das Emoções e Inteligência Emocional

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ObjetivoLevar para os participantes os conceitos da Inteligência Emocional e fornecer- lhes recursos que os permitam interagir de forma mais harmônica e saudável nos seus relacionamentos profissionais, sociais e familiares.
Carga Horária1 hora
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Proposta

Até há pouco tempo para se considerar uma pessoa inteligente utilizava-se o famoso teste de QI (Quociente Intelectual). Se a pessoa fosse bem pontuada nesse teste o seu ingresso, principalmente no mundo corporativo estava praticamente garantido.

Mas, à medida que mercado ficou mais competitivo, começou-se a questionar se apenas o QI era realmente suficiente para a formação de profissionais de alta performance. A resposta a esse questionamento foi: “Não”.

Percebeu-se que às vezes pessoas de alto QI apresentavam péssimos resultados. Ao tentar buscar as causas, verificou-se que na grande parte das vezes essas pessoas eram muito boas no trabalho solitário, mas quando colocadas para trabalharem em equipe elas tinham muita dificuldade para lidar com a suas emoções e com as emoções dos colegas, clientes e superiores. Tinham dificuldades em lidar com situações de pressão, de frustração e de conflitos.

A partir de então surgiu a certeza da importância de junto com o QI também considerar o QE (Quociente Emocional). Pois sem a capacidade de lidar eficientemente com as suas emoções e com as emoções
alheias o sucesso de qualquer profissional corre o risco de se tornar um fracasso.

Conteúdo

  • A compreensão da dinâmica das emoções;
  • Os processos da Inteligência Emocional;
  • Inteligência Emocional na prática;
  • A Harmonização das emoções com as situações;
  • Gestão emocional.