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Um Liderança forte, comprometida com os resultados da organização e com uma estratégia clara, é um dos principais requisitos para a entrega de resultados sustentáveis, em qualquer corporação. Quando os colaboradores decidem seguir o seu líder, primeiramente, eles checam a coerência entre o que ele fala e o que ele faz, entre o que ele pensa e o que ele realiza. A coerência comportamental é a matéria prima para a construção das relações de confiança que irão definir o sucesso relacional entre líder e liderado.

Em uma liderança comprometida com resultados o bom líder tem um caráter invejável e está claramente focado em servir a sua organização. Diante dos olhos dos seus subordinados, a sua capacidade de liderança representa o incentivo e o caminho mais seguro para correr riscos na busca por inovações e resultados ambiciosos. As atividades do líder têm a capacidade de influenciar os resultados da empresa e o bem-estar dos colaboradores.

O australiano Brad Sugars, fundador da Action Coach International, tem compartilhado a sua visão sobre as três áreas chaves onde um líder respeitável deve concentrar-se:

  • Ser – o que o líder é (suas crenças e valores)
  • Saber – aquilo que o líder sabe ou conhece (atividades da sua área, comportamento humano)
  • Fazer – o que o líder faz (implementa, cria, motiva, proporciona direção)

Essas três áreas que devem ser foco do líder, por extensão, conduzem à fórmula para um profissional de êxito (SER + FAZER = TER).

O que faz com que uma pessoa tome a decisão de seguir um líder? As pessoas têm o desejo de ser conduzidas por quem elas respeitam e por quem é capaz de ter um senso claro de direção. Para conquistar o respeito, os líderes precisam ser éticos e capazes de transmitir uma visão forte e segura do futuro.

Comunicação é a principal ferramenta da liderança

Estudos recentes sobre clima organizacional comprovaram que confiança nas altas lideranças é o principal indicador da satisfação dos colaboradores em uma organização.

A eficiência da liderança na comunicação em três áreas críticas é a chave para a conquista da confiança:

  • Ajudar os colaboradores a compreender as estratégias do negócio.
  • Ajudar os colaboradores a entender como eles podem contribuir para o alcance dos principais objetivos.
  • Compartilhar informações com os colaboradores sobre o andamento da empresa e principalmente sobre o desempenho de cada departamento em relação aos objetivos estratégicos.

Portanto, basicamente o líder deve ser merecedor de confiança e estar apto para comunicar a sua visão sobre o cenário atual e onde se pretende chegar.

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    Com informações de: Renan Dable

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