Segundo a Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos da Previdência Social, o acidente de trabalho é definido pela lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade de trabalho, e que ocorre pela execução de atividades a serviço de uma empresa.
Reunimos 4 dicas importantes para evitar acidentes de trabalho na sua empresa. Confira!
Promova a utilização dos equipamentos de proteção
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou Coletiva (EPCs) são utensílios utilizados por uma pessoa ou por uma equipe, a fim de prevenir a ocorrência de lesões durante a execução de determinadas atividades na empresa. Esses equipamentos são extremamente eficientes para evitar acidentes de trabalho e, portanto, aumentam a segurança tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
Assim, é preciso que a organização, ou seja, empregador forneça equipamentos de segurança com qualidade atestada, juntamente com instruções quanto a utilização adequada desses dispositivos. O tipo de equipamento deve ser escolhido de acordo com a atividade desenvolvida por cada colaborador e não deve gerar qualquer tipo de ônus para os funcionários.
Mantenha ambientes e equipamentos devidamente sinalizados
É muito comum que o próprio ambiente ou mesmo os equipamentos utilizados pelo funcionário propiciem a ocorrência de acidentes de trabalho. Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que as áreas, ferramentas e os objetos sejam devidamente identificados e sinalizados quanto aos seus riscos potenciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, como definido pela NR12 no item 12.10.
Uma forma eficiente de sinalização é a colocação de placas com símbolos e dizeres, como choque, explosões, queimaduras química, etc., e a pintura de faixas restritivas no chão, fornecendo uma identificação visual do risco. É preciso, também, que os maquinários tenham manuais de utilização com linguagem clara, os quais devem ser colocados em locais de fácil acesso, a fim de serem consultados sempre que houver qualquer tipo de dúvida por parte dos colaboradores.