(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Segundo a Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos da Previdência Social, o acidente de trabalho é definido pela lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade de trabalho, e que ocorre pela execução de atividades a serviço de uma empresa.

Reunimos 4 dicas importantes para evitar acidentes de trabalho na sua empresa. Confira!

Promova a utilização dos equipamentos de proteção

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou Coletiva (EPCs) são utensílios utilizados por uma pessoa ou por uma equipe, a fim de prevenir a ocorrência de lesões durante a execução de determinadas atividades na empresa. Esses equipamentos são extremamente eficientes para evitar acidentes de trabalho e, portanto, aumentam a segurança tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Assim, é preciso que a organização, ou seja, empregador forneça equipamentos de segurança com qualidade atestada, juntamente com instruções quanto a utilização adequada desses dispositivos. O tipo de equipamento deve ser escolhido de acordo com a atividade desenvolvida por cada colaborador e não deve gerar qualquer tipo de ônus para os funcionários.

Mantenha ambientes e equipamentos devidamente sinalizados

É muito comum que o próprio ambiente ou mesmo os equipamentos utilizados pelo funcionário propiciem a ocorrência de acidentes de trabalho. Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que as áreas, ferramentas e os objetos sejam devidamente identificados e sinalizados quanto aos seus riscos potenciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, como definido pela NR12 no item 12.10.

Uma forma eficiente de sinalização é a colocação de placas com símbolos e dizeres, como choque, explosões, queimaduras química, etc., e a pintura de faixas restritivas no chão, fornecendo uma identificação visual do risco. É preciso, também, que os maquinários tenham manuais de utilização com linguagem clara, os quais devem ser colocados em locais de fácil acesso, a fim de serem consultados sempre que houver qualquer tipo de dúvida por parte dos colaboradores.

Palestras sobre Acidentes

Mantenha sua equipe preparada

Evite a presença de distrações no ambiente

Como já salientado, uma das causas mais comuns do acidente de trabalho é a distração. Nesse contexto, é fundamental que as potenciais fontes de distração sejam removidas do ambiente, tais como músicas, conversas paralelas ou outros tipos de ruídos desnecessários.

Além disso, o ambiente deve estar adequadamente organizado, limpo e iluminado, a fim de aumentar a concentração durante a execução das atividades e evitar acidentes de trabalho.

Crie um manual de prevenção de acidentes

A criação de um manual com a política de segurança da empresa também é indispensável para evitar acidentes de trabalho. Nesse documento, é preciso que estejam presentes todas as regras estabelecidas pela instituição, com uma linguagem clara e acessível a todos os funcionários. É preciso, ainda, que cada processo desenvolvido pela empresa tenha um Procedimento Operacional Padrão (POP), a fim de se estabelecer uma ordem de execução das atividades, aumentando a segurança para ambos, empresa e funcionários.

Outro aspecto importante é o fornecimento de treinamentos regulares para a equipe, com o objetivo de oferecer informações quanto à política e às medidas de segurança, ao funcionamento dos POPs, ao desenvolvimento dos processos, à utilização do maquinário e dos equipamentos de proteção.

Viu só como não é difícil manter uma cultura de segurança? Então, coloque nossas dicas em prática para evitar acidentes de trabalho na sua empresa! E, caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe conosco deixando um comentário!

Fonte: NR12 Sem Segredos

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.