(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

O que é team building?

O conceito de team building envolve o uso de atividades práticas em grupo, de caráter lúdico e interativo, com o objetivo de fortalecer os laços entre os membros de uma equipe – e dessas equipes com as outras na empresa – de forma a poder contar com colaboradores mais engajados, que saibam trabalhar em equipe e atingir resultados consistentes de forma colaborativa.

Ao “jogarem” juntos, os participantes desenvolvem relações mais reais e interações mais dinâmicas, o que transforma as experiências em aprendizados muito mais efetivos e duradouros, trazendo à tona uma verdadeira viagem de autoconhecimento emocional.

Veja, a seguir, três ótimos exemplos de jogos de team building:

Jogos de team building

1- Promover a comunicação e o diálogo: a torre da Babel

Para este jogo de team building é preciso ter umas 10 peças coloridas de lego (ou outro jogo semelhante) para cada participante. De preferência, peças iguais ou de formatos iguais.

Assim, se são 6 participantes, é bom ter umas 60 peças de lego.

O objetivo é que todos construam em conjunto uma torre de legos.

Mas cada um dos integrantes desse jogo de team building receberá uma folha secreta, que não pode mostrar aos demais, com as instruções de como ela deve ser construída, por exemplo:

  • Participante 1: sua torre deve ter quatorze andares de altura
  • Participante 2: sua torre deve ser construída com blocos azuis e brancos
  • Participante 3: sua torre deve ser construída com blocos azuis, brancos e vermelhos
  • Participante 4: sua torre deve conter pelo menos 20 blocos
  • Participante 5: sua torre deve ter 3 sequências separada de 3 blocos vermelhos
  • Participante 6: a terceira linha da sua torre deve ser azul

Na verdade, nenhuma das instruções impede que as outras se realizem e os participantes terão que escutar o que os outros tem a dizer para que a torre seja completada conforme as instruções de todos, sem falhas.

Existem diversas maneiras de capacitar sua equipe, saiba mais aqui: Conheça nossos Programas de Desenvolvimento

2- Trabalho em equipe: desarme a bomba

Você precisa de uma área grande e alguns materiais para realizar este jogo de team building:

  • Uma garrafa plástica de água mineral de 5 litros, fechada e com a água ainda dentro. Precisa ser daquelas que tem uma alça na lateral ou em cima.
  • Uma corda de uns 15 metros de comprimento.
  • Fita adesiva para marcar o chão.
  • 2 cabos de vassoura.

Funciona da seguinte maneira:

É delimitada com a fita uma área, pode ser um quadrado, que impede os participantes de se aproximarem a menos de 3 metros da bomba.

No caso, a bomba é a garrafa plástica de água.

Em outro extremo da sala, é delimitada uma “área de segurança” pequena, mas de tamanho suficiente para se colocar a “bomba”, a uns 10 metros de distância da outra área.

O objetivo é que a equipe consiga transportá-la até a área de segurança, apenas usando a corda, sem tocar nunca na garrafa com as mãos ou com outro objeto, nem deixar a “bomba” tocar no chão fora da área delimitada.

Os cabos de vassoura podem ser usados para posicionar a corda na “bomba”, mas não podem ser usados para transportá-la ou empurrá-la e nem devem tocar nela, só de leve, por acidente.

Além disso, é proibido se aproximar a menos de 1 metro da bomba depois dela sair da área demarcada.

O jogo exige muita paciência, resiliência e, principalmente, coordenação, pois é preciso que as pessoas nas diferentes extremidades da corda trabalhem em estreita parceria.

Você quer ser um líder mais eficiente? Baixe nosso e-book: Gaps de Liderança

3- Aprendendo a delegar: a mascote do time

Os participantes deste jogo de team building são divididos em dois grupos.

Em um deles, no time 1, cada participante receberá a seguinte folha de instruções de como fazer a cabeça de um cachorro de origami:

Atividades de Team Building

O time 2 receberá apenas uma folha de papel em formato quadrado e uma caneta, para desenhar os detalhes da figura, mas nunca poderá ver a folha de instruções.

Depois de aprenderem como se faz a cabeça do cachorro, cada participante do time 1 se posicionará atrás de cada integrante do time 2, que estarão sentados em uma cadeira com uma mesa em sua frente.

O objetivo de cada integrante do time 1 é passar instruções verbais para o seu companheiro no time 2 fazer a cabeça do cachorro.

Mas eles nunca poderão tocar no papel ou no colega do outro time, fazer desenhos, indicar locais com o dedo ou, é claro, mostrar a folha de instruções.

Da mesma forma, os integrantes do time 2 não devem conversar entre si nem olhar para o trabalho dos outros.

Conforme este jogo de team building for se desenrolando, as pessoas vão notar como é difícil passar instruções para uma outra pessoa e se divertirão bastante com os resultados das dobraduras de seus colegas.

Fonte: AgendorCatraca Livre

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.