Em 2014, objetivando reverter o aumento crescente das mortes por suicídio no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) instituiu o “Setembro Amarelo”. A partir de então, setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio.
A Campanha abre discussão sobre o tema como um problema de saúde pública.
No Brasil, a depressão no trabalho tem sido um problema bastante sério. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão e somos o país com maior prevalência desta doença na América Latina.
Então, nós que estamos no mundo corporativo, liderando pessoas, temos um papel fundamental na conscientização de todos para essa patologia que tanto sofrimento tem infligido e que às vezes passa despercebida por nós.
Como podemos auxiliar colegas depressivos?
Conheça bem a sua equipe e construa uma forte relação de confiança entre todos. Numa equipe em que as pessoas confiam umas nas outras fica mais fácil abordar qualquer tema.
Fique atento se alguém próximo a você demonstrar um dos sintomas abaixo de forma persistente:
- Baixo astral ou tristeza
- Perda de interesse em atividades cotidianas
- Problemas para dormir ou insônia
- Alterações bruscas de peso e apetite
- Dificuldade em planejar atividades diárias
- Dificuldade de concentração
- Indecisão
- Esquecimento.
Esses sintomas estão cada vez mais presentes nas empresas. Conseguindo identificá-los, mostre seu apoio e oriente seu colaborador/colega a procurar uma ajuda profissional.
E não se esqueça: liderar também é cuidar da sua equipe!