fbpx
(31) 3295-3425 (31) 99449-7090

O QUE É DESENVOLVIMENTO?

O desenvolvimento tem o objetivo de fazer com que um colaborador evolua ao longo de determinado período de tempo. Durante esse processo, o profissional é conduzido através de um sistema que vai, aos poucos, agregando conhecimento, preparo e experiência a ele.

O processo de desenvolvimento tem caráter proativo. Ou seja, você deve pensar à frente ao criar uma estratégia, nas necessidades e dilemas que a empresa pode ter em seus próximos ciclos.

O QUE É PERFIL COMPORTAMENTAL?

De forma simplificada, podemos dizer que perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências dos colaboradores e como eles reagem diante de diferentes estímulos e situações.

Séculos e séculos de estudos e desenvolvimento de teorias permitiram que chegássemos ao modelo que temos hoje. Ele classifica quatro perfis predominantes que agrupam comportamentos comuns:

POR ONDE COMEÇAR?

Em geral, os processos de desenvolvimento são voluntários. Então, para alcançar o sucesso é preciso que o colaborador deseje fazer parte disso!

Para começar:

  • mapeie os colaboradores e conheça o perfil de cada um;
  • descubra quais profissionais desejam se desenvolver;
  • desenhe, com o colaborador, os objetivos e metas do processo;
  • encontre os melhores métodos para aquele perfil.

CONCLUSÃO

Programas de desenvolvimento são essenciais para o sucesso e o crescimento de qualquer organização! Através deles, você pode olhar à frente, para as necessidades e dilemas que podem aparecer nos próximos ciclos da sua empresa. Enxergando o futuro, você pode antecipar:

Muitas variáveis podem ser previstas. E, quanto mais e melhor se antecipa, melhores programas de desenvolvimento podem ser criados!

Podemos dizer que o processo corre no ritmo daquele que se desenvolve. É importante que rotinas que visam a evolução de capacidades de liderança, por exemplo, tenham diretrizes fundamentais, mas estejam de acordo com o perfil comportamental de cada profissional.

E, para conseguir analisar o mapeamento comportamental dos colaboradores, é importante que você conte com um sistema que aplique testes de perfil nas equipes.

Assim, você vai ter mais de 50 informações sobre cada profissional através de um questionário que leva cerca de só 7 minutos para ser respondido.

O desenvolvimento cria colaboradores mais preparados e é capaz de compensar a falta de experiência de muitos jovens executivos ou reverter vícios de antigos profissionais.

É como uma troca de experiências: os instrutores – nesse caso, os mentores ou coaches – incitam o colaborador a repensar as suas posturas e comportamentos, estabelecer novas conexões e relacionamentos e também procurar respostas em outros lugares por conta própria.

Fonte: RHPortal – Solides

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário