(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Com estas 5 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal você terá condições de potencializar a sua qualidade de vida nas áreas pessoal, profissional e social. O relacionamento interpessoal no trabalho é um dos pontos que mais podem influenciar alguém a ter sucesso na carreira. Entretanto, para alguns isso pode ser bem mais complexo do que para outros. Isso acontece porque a personalidade influencia muito na facilidade (ou não) de se aproximar e se conectar com diferentes pessoas. Quem é mais tímido, por exemplo, pode ter que se empenhar muito mais do que aqueles que são naturalmente mais expansivos.

Ao contrário do que muitos imaginam, ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você quer saber como melhorar suas relações com seus colegas, chegou ao lugar certo! Confira nossas dicas abaixo:

1. Empatia

Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento do trabalho. A empatia é uma das principais habilidades para obter melhorias no relacionamento interpessoal.

2. Boa abordagem

Saiba adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige. Assim, você consegue ser claro e pode cobrar exatamente o que precisa de cada colega. Use linguagens não verbais, como olhar no olho e concordar com a cabeça, para criar confiança e mostrar interesse pelo que o outro expõe. Um bom relacionamento interpessoal não é construído apenas por palavras.

3. Gerencie os primeiros três minutos

Logo no início de sua interação com outra pessoa, esteja atento e aberto a tudo o que ele lhe passar de informação. Isso mostra que você é um bom ouvinte e se preocupa em considerar a opinião dos outros. Lembre-se a primeira impressão terá uma grande influência na construção de um bom relacionamento interpessoal.

4. Fale mais de si mesmo

Exponha suas opiniões, desde que estejam dentro do contexto, e mostre suas ideias e sua preocupação com o outro. Estreite laços com colegas e conheça um pouco da intimidade de cada um. Isso demonstra que você tem interesse efetivo pelas pessoas a seu redor e não somente pelo trabalho que elas prestam.

5. Abrace as diferenças

Personalidades diferentes podem contribuir de maneira diferente no ambiente de trabalho. Saiba respeitar o que cada um tem de melhor. Mesmo quando lidamos com alguém que não nos agrada, devemos nos esforçar para manter a tolerância e nunca pensar em prejudicar o trabalho desse colega, pois isso prejudicaria o todo. Se não aprendermos a lidar com as diferenças não conseguiremos estabelecer um bom relacionamento interpessoal..

Esperamos que estas 5 dicas para melhorar o seu relacionamento interpessoal tenha sido úteis.

Gostou do artigo? Então saiba mais sobre nossa PALESTRA: Relacionamentos Interpessoais Eficazes e Duradouros

    Receba mais Informações

    Com informações de: Keep Blog e IBC

    Sobre o autor

    Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

    Posts Relacionados

    Deixe um Comentário

    Programas de Desenvolvimento

    Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

    Comentários

      Quem Somos

      A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.