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Exercer a sua liderança em tempos de crises é uma competência fundamental para um líder de alta performance. São nesses momentos que ele consegue estabelecer fortes laços de confiança com a sua equipe.

A experiência de trabalharmos remotamente tem sido desafiadora. Além da perda do contato social e das interações que apenas o trabalho presencial promove, temos ainda o desafio de conciliarmos duas áreas que até então tentávamos manter em campos bem separados: a área profissional e a área particular, ou pessoal. Nem sempre tem sido fácil conciliar essas duas áreas, principalmente quando elas se misturam no mesmo ambiente, a casa da gente, o home office!

Uma liderança atenta aos tempos de crises tem um papel importantíssimo para ajudar as suas equipes na busca de um equilíbrio que as permita passar por esse período conturbado transitando entre as diversas novidades e incertezas de forma menos sofrida e mais confiante

É importar ter capacidade de liderança em tempos de crise

As dicas abaixo podem ser bastante úteis para ajuda-los nessa tarefa:

  • Quando você se conectar com a sua equipe, verifique como as pessoas estão se saindo no nível pessoal. Reconheça que eles estão lidando com o estresse e a ansiedade associados à situação e que poderiam se beneficiar de alguém para falar sobre como eles estão se sentindo e lidando com essa situação. Deixa-os saber que você se preocupa com eles. Isto abre a porta para a comunicação.
  • Encoraje o seu pessoal a buscar ajuda especializada, caso necessário. Enquanto eles fazem malabarismos para entregarem o que se espera deles, muitos também são responsáveis por acalmar as preocupações dos seus filhos e familiares
  • Mantenha os canais de comunicação com você abertos. Deixe os saber sobre o que está acontecendo na empresa. Atualize-os. Deixe-os saber como a pandemia tem afetado os resultados. Esclareça dúvidas.  Na ausência de uma comunicação clara, os funcionários podem preencher as lacunas com informações incorretas.
  • Mantenha a sua equipe progredindo em relação as metas organizacionais. Garantir que o trabalho continue e fazer a equipe sentir que está contribuindo, é bom para os negócios e pode criar alguma normalidade para os membros de sua equipe
  • Modele o comportamento que você quer incentivar. Não se esqueça de cuidar de você. Como líder, você é responsável pelos seus liderados, mas você não pode apoiá-los, se você não está física e emocionalmente o mais saudável possível. Não se coloque em segundo plano.

É fácil falar sobre liderança e trabalho em equipe em tempos de sucesso. Mas, verdadeiro sucesso de um líder e sua equipe emerge em tempos de crises. Cuide de si mesmo, cuide da sua equipe. As coisas se tornam muito mais fáceis quando passamos por elas juntos!

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