Você sabia que na maioria das vezes as pessoas são admitidas pelo seu QI (Quociente Intelectual), mas somente se manterão na organização pelo seu QE ( Quociente Emocional)?
Pois é, construir e manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho não é apenas importante para a convivência entre colegas, mas em muitos casos pode garantir sua permanência na empresa. Não existe uma fórmula para que isso ocorra, mas algumas atitudes influenciam positivamente nesse processo. Confira neste post 8 dicas que ajudarão você nesse desafio.
1. Cumprimente todos os colegas
Ainda que você não seja novo na empresa, cumprimentar os colegas ao chegar e sair do trabalho transmite simpatia e cordialidade.
Outras palavras-chave também são essenciais para garantir um convívio harmonioso, como “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. Pode parecer banal, mas faz toda a diferença na forma como os colegas enxergarão você.
2. Evite fazer parte de “panelinhas”
As famosas “panelinhas’, grupos que se formam no ambiente corporativo, são comuns em quase toda empresa. Entretanto, não é recomendável que você efetivamente faça parte de um deles.
É claro que é normal ter mais contato com os colegas de departamento, por exemplo, mas é importante procurar manter contato com todas as pessoas — da recepção à diretoria. Não entrar em panelinhas também ajuda você a evitar as fofocas e conspirações, atitudes muito negativas quando se pretende ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.
3. Seja organizado
Independentemente de qual for sua função na empresa, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado. Imagine um ambiente de trabalho completamente desorganizado, sujo e repleto de papéis e outras coisas inúteis, isso dificilmente ajudará a mantê-lo motivado
Por isso, é importante ser organizado não para impressionar seu gestor, mas para tornar o ambiente harmônico, agradável e produtivo.
4. Seja prestativo
Estar disponível para ajudar quando necessário auxilia e muito na construção de um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Se algum colega solicitar uma ajuda, opinião ou conselho, faça o seu melhor e na medida do possível integre-se em algumas atividades que possam ajudá-lo a envolver-se no trabalho em equipe.
Essa atitude certamente transmitirá a ideia de que você é solícito e disposto a ajudar no crescimento e produtividade da empresa.