(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Você sabia que na maioria das vezes as pessoas são admitidas pelo seu QI (Quociente Intelectual), mas somente se manterão na organização pelo seu QE ( Quociente Emocional)?

Pois é, construir e manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho não é apenas importante para a convivência entre colegas, mas em muitos casos pode garantir sua permanência na empresa. Não existe uma fórmula para que isso ocorra, mas algumas atitudes influenciam positivamente nesse processo. Confira neste post 8 dicas que ajudarão você nesse desafio.

1. Cumprimente todos os colegas

Ainda que você não seja novo na empresa, cumprimentar os colegas ao chegar e sair do trabalho transmite simpatia e cordialidade.

Outras palavras-chave também são essenciais para garantir um convívio harmonioso, como “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. Pode parecer banal, mas faz toda a diferença na forma como os colegas enxergarão você.

2. Evite fazer parte de “panelinhas”

As famosas “panelinhas’, grupos que se formam no ambiente corporativo, são comuns em quase toda empresa. Entretanto, não é recomendável que você efetivamente faça parte de um deles.

É claro que é normal ter mais contato com os colegas de departamento, por exemplo, mas é importante procurar manter contato com todas as pessoas — da recepção à diretoria. Não entrar em panelinhas também ajuda você a evitar as fofocas e conspirações, atitudes muito negativas quando se pretende ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

3. Seja organizado

Independentemente de qual for sua função na empresa, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado. Imagine um ambiente de trabalho completamente desorganizado, sujo e repleto de papéis e outras coisas inúteis, isso dificilmente ajudará a mantê-lo motivado

Por isso, é importante ser organizado não para impressionar seu gestor, mas para tornar o ambiente harmônico, agradável e produtivo.

4. Seja prestativo

Estar disponível para ajudar quando necessário auxilia e muito na construção de um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Se algum colega solicitar uma ajuda, opinião ou conselho, faça o seu melhor e na medida do possível integre-se em algumas atividades que possam ajudá-lo a envolver-se no trabalho em equipe.

Essa atitude certamente transmitirá a ideia de que você é solícito e disposto a ajudar no crescimento e produtividade da empresa.

Relacionamento no Trabalho

Mantenha sua equipe atualizada!

5. Saiba escutar

Uma atitude fundamental para estabelecer um bom relacionamento no trabalho, principalmente se a sua posição for de liderança, é saber escutar o que seu time têm a dizer. Ouça conselhos e dicas sobre o trabalho e realmente reflita sobre eles. Saber escutar, mais do que falar, é uma habilidade realmente importante no trabalho, por isso procure aplicá-la mais em sua rotina.

6. Seja pontual

Outra atitude nem sempre valorizada é a pontualidade. Procure ser pontual em reuniões, na rotina da empresa e na entrega de trabalhos. Isso demonstra comprometimento e respeito com o trabalho e com os outros no setor. Certamente trará pontos a mais para você na construção de relacionamentos proveitosos no trabalho.

7. Evite falar sobre problemas pessoais

Todos têm problemas pessoais, isso é inegável. Entretanto, evite falar sobre essas questões pessoais no ambiente de trabalho. Isso pode ser nocivo e os colegas podem ficar desconfortáveis. Evite também que esses problemas afetem sua produtividade.

Se necessário, fale apenas com seu gestor sobre algum problema mais grave, mas procure não discorrer muito sobre o assunto com os colegas menos próximos.

8. Jamais crie apelidos para os colegas

Mesmo que a empresa em que você trabalhe possua um ambiente descontraído, de forma alguma crie apelidos ou piadas sobre seus colegas. Nem todos se sentem confortáveis com essa situação, e alguns podem não gostar e não dizem nada sobre isso. Assim, evite ser a pessoa que cria situações inconvenientes no trabalho ou no happy hour. Isso manchará sua imagem e dificultará um bom relacionamento com os colegas.

Um bom relacionamento no trabalho depende especialmente de suas atitudes e de seu bom senso, como você pôde perceber. Ser educado, saber ouvir e ser prestativo são atitudes mínimas que podem auxiliá-lo nesse caminho de melhorar seus relacionamentos e consequentemente fazer com que as pessoas gostem de estar perto de você.

Se você também quer saber quais atitudes deve ter para se tornar um bom líder, confira este artigo que pode ajudá-lo nessa jornada.

Comece a incorporar estas pequenas mudanças. Será muito proveitoso para você.

Fonte: Impact Player

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.