(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Diversidade nas Empresas

A diversidade nas empresas. Sabemos da importância e da necessidade de um ambiente inclusivo nas empresas, mas os líderes sabem como criá-lo? Essa pergunta é importante porque temos visto várias organizações lutarem para alcançar suas metas de diversidade mas não conseguem determinar o que está dificultando os seus esforços e impedindo as suas realizações nesse sentido.

Um dos problemas é o desejo das empresas em fazerem mudanças rapidamente sem antes promover uma grande transformação cultural interna.

Ter metas é fundamental e recuperar o tempo perdido em relação a diversidade também. Mas os líderes empresariais precisam reconhecer que uma transformação cultural deve ocorrer para que a diversidade prospere em uma organização. Caso contrário, as empresas se tornam uma porta giratória. Você pode contratar talentos diversos o quanto quiser, mas se os líderes não souberem como criar um ambiente inclusivo, as pessoas irão embora.

A escritora e palestrante internacional Claire Herring chama a atenção para o exposto acima e ressalta que essa situação aparece claramente em dados de estudos recentes. No Relatório de Diversidade e Inclusão 2020 da DDI (DDI’s Diversity & Inclusion Report 2020), os dados revelam que as mulheres e pessoas de cor estavam ganhando mais promoções do que nunca. Ao mesmo tempo, elas também estavam muito mais propensas a dizer que precisariam trocar de empresa para crescerem na carreira. E essas pessoas não estão esperando para fazer isso. Elas tinham quase o dobro da probabilidade de seus pares brancos de dizerem que pretendiam sair da empresa no próximo ano em busca de oportunidades. Isso acontece principalmente nos níveis hierárquicos mais altos

No relatório observou-se que as melhores empresas para trabalhar têm uma taxa 75% maior de inclusão. A DDI descobriu que uma cultura diversa, justa e inclusiva representava uma diferença dramática. Quando os líderes adquirem essas habilidades, faz uma grande diferença, especialmente no que diz respeito a atrair e reter talentos.

Não há solução fácil que resolva o problema imediatamente. Mas o que é importante é que as empresas comecem esse movimento de avanço que sustentará o sucesso. Uma das chaves para fazer isso é ensinar seus líderes como criar um ambiente inclusivo.

Liderança Inclusiva

Um dos maiores erros que as empresas cometem é separarem o treinamento de inclusão do restante de suas metas de desenvolvimento de liderança. Como resultado, a inclusão parece algo extra – um complemento que não faz parte do trabalho diário dos líderes.

Mas isso é o oposto da realidade. Os líderes não praticam a inclusão separada de tudo o mais que fazem. Em vez disso, a inclusão deve ser tecida em como eles operam. Deve fazer parte da maneira como eles se comunicam, interagem, conduzem reuniões, dão atribuições e assim por diante, todos os dias.

A pesquisa da DDI mostrou que as empresas classificadas como as Melhores Empresas para Trabalhar pontuaram 75% mais por terem uma cultura inclusiva. Por quê? Porque os líderes que sabem como criar um ambiente inclusivo criam um ambiente de trabalho melhor para todos, independentemente de sua origem.

E você, como tem lidado com a diversidade na sua empresa?

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.