(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Dinâmicas úteis para equipes em Home Office

Neste artigo vamos sugerir algumas dinâmicas úteis principalmente para aqueles líderes que têm as suas equipes trabalhando em home office.

Nesses tempos em que uma grande parte das pessoas estão trabalhando remotamente muitas queixas têm sido feitas principalmente nas questões relacionadas com a socialização e a integração entre os membros das equipes corporativas. Pensando nisso, pesquisamos e trouxemos para você algumas dinâmicas voltadas para a melhoria do relacionamento e do humor da sua equipe.

As dinâmicas de grupo são todas as atividades desenvolvidas com um grupo ou equipe cujo objetivo é:  integrar, motivar, divertir, refletir, aprender e promover desenvolvimento e o conhecimento entre as pessoas.

Porém, apesar das dinâmicas de grupo serem muito utilizadas nos programas de treinamento e desenvolvimento das empresas, elas podem ser aplicadas em qualquer contexto que objetiva o crescimento das pessoas e das equipes. Podem ser utilizadas em vários tipos de atividades como: seleção de candidatos, treinamento, avaliação de profissionais, integração de colaboradores, autoavaliação, descontração em ambientes mais rígidos etc.

Estudos realizados por Judith Olson, professora da Universidade da Califórnia em Irvine, EUA, mostram que as dinâmicas e jogos de grupo voltados para o desenvolvimento das equipes que trabalham em home office, têm sido importantes para a melhoria da qualidade de vida dos seus componentes.

Ao promover uma maior interação entre essas pessoas que se relacionam na maior parte das vezes apenas através do monitor de seus computadores é possível verificar uma grande melhoria nos seus níveis de comunicação, humor e saúde mental.

Pensando nisso, trouxemos para você algumas dinâmicas úteis para tornar o clima e o relacionamento entre as pessoas da sua equipe muito mais saudável, divertido e produtivo.

Veja as dinâmicas:

Verdade e Mentira

Tempo: 20 a 30 minutos

Número de participantes: 5 ou mais

Objetivo: Essa é a primeira das dinâmicas úteis. Ela objetiva quebrar o gelo e aumentar o nível de conhecimento e integração entre os participantes da equipe.

Instrução: Cada participante deverá dizer três frases verdadeiras e uma falsa sobre ele mesmo. Deverá dar o máximo de realismo nas frases, para tornar a dinâmica mais divertida.

Após cada participante dizer suas frases, todos os participantes deverão tentar adivinhar qual é a frase falsa sobre aquela pessoa.

Dinâmica da observação

Tempo: 20 a 30 minutos

Número de participantes: 5 ou mais

Objetivo: Trabalhar o desenvolvimento da habilidade de observação no dia a dia, permitindo que os participantes aprendam a observar uns aos outros, e dar atenção aos detalhes da equipe.

Instrução: O responsável por coordenar a dinâmica deverá levantar algumas perguntas relacionadas aos integrantes. Por exemplo: “quem está de blusa amarela ou quem está de camisa verde?”.

Os participantes que souberam as respostas devem levantar a mão.  O primeiro a se manifestar sempre terá prioridade. Dessa forma, a cada resposta certa, o participante ganha um ponto, e o que finalizar o jogo com a maior pontuação ganha um prêmio.

O enigma

Tempo: 10 a 20 minutos

Número de participantes: 3 ou mais

Objetivo: Estimular a criatividade, a integração e o bom humor da equipe.

Instrução: O responsável por coordenar a dinâmica deve pedir que todos prestem atenção e então ler o enigma:

“Um homem mora no 15º andar de um prédio muito antigo. Nos dias de chuva, ele sobe direto para o 15º andar. Mas, nos outros dias, ele vai até o 7º andar de elevador e sobe oito lances de escada.”

A leitura deverá ser finalizada com um sonoro: por quê?

Agora é a vez dos participantes: cada colaborador(a) deve dizer a sua teoria sobre a história. Não importa quão absurdo soe, o importante é que todos devem dizer alguma coisa. Caso esteja muito difícil formular algumas ideias, dê uma dica: ele é baixinho.

Depois que todos apresentaram, dê um tempo para discutirem sobre as hipóteses alheias e dê a resolução:

“O homem era muito baixinho e não alcançava o botão do 10º andar. Quando chovia era possível ir direto para o 15º andar, pois ele apertava o botão com o guarda-chuva. Nos outros dias, subia até o 7º porque era o que alcançava.”

A resposta vai gerar reações muito engraçadas!

Dinâmica da História Coletiva

Tempo: 15 a 20 minutos

Número de participantes: 5 ou mais

Objetivo: Estimular a criatividade e unir o grupo através de uma produção coletiva.

Instrução: A equipe deverá criar uma história. O coordenador da dinâmica pode dar o tema ou mesmo iniciar a história. A partir daí, cada integrante da equipe acrescenta uma parte ao enredo de acordo com o que foi dito anteriormente.

Dependendo do interesse do grupo, essa história pode ser registrada (gravada em áudio ou vídeo) para uma utilização posterior em outra atividade.

E então, as dinâmicas são úteis? Que tal praticá-las com as suas equipes? Vale a pena, experimente!

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.