(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Mindset e Liderança

   Mindset e Liderança. O que uma coisa tem a ver com a outra? Antes de avançarmos no texto vamos definir o termo Mindset. Esta palavra tem sido usada com uma frequência cada vez maior, porém algumas pessoas ainda não entendem bem o seu significado.

   Mindset é uma palavra inglesa que traduzida literalmente significa: Mind = mente e set = configuração. Então, mindset é a maneira como nós configuramos a nossa mente, é a nossa mentalidade, a nossa forma de pensar.

  Carol S. Dweck, em seu livro: Mindset: a nova psicologia do sucesso diz que as pessoas podem ser separadas em dois grupos: o primeiro formado por pessoas de mindset fixo e segundo, formado por pessoas de mindset de crescimento. Vamos explicar melhor:

Mindset fixo: as pessoas com esse tipo de mindset acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso: ou você nasce com ele, ou não tem. Para elas, as habilidades não podem ser desenvolvidas e não é preciso esforço, basta ter talento. Elas acreditam que as habilidades não mudam e não se alteram ao longo da vida.

As pessoas de Mindset fixo geral pensam ou falam frases como:

  • O fracasso é o limite das minhas habilidades;
  • Eu sou bom ou não sou/ Eu posso fazer ou não posso;
  • Minhas habilidades são imutáveis;
  • Eu não gosto de ser desafiado;
  • Meu potencial é predeterminado;
  • Quando eu fico frustrado eu desisto;
  • Feedback e críticas são pessoais;
  • Eu me apego ao que eu sei.

Mindset de crescimento: Por sua vez, as pessoas com o mindset de crescimento têm uma forma diferente de pensar. acreditam que com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer. Para elas, você pode aprender com os erros, desenvolver novas habilidades e conquistar o que deseja. Com o tempo, habilidades e competências podem ser aprimoradas em qualquer área, seja na vida pessoal, seja na profissional.

Elas costumam pensar e falar frases como:

  • O fracasso é uma oportunidade para crescer;
  • Eu posso aprender tudo o que eu quiser;
  • Desafios me ajudam a crescer;
  • Meu esforço e minhas atitudes determinam as minhas habilidades;
  • Feedback é construtivo;
  • Eu também sou inspirado no sucesso dos outros;
  • Eu gosto de tentar novas coisas.

   Agora que a explicamos um pouco o significado de mindset me responda: você já se perguntou em quais competências a maioria das empresas concentra seus esforços para promover o desenvolvimento dos colaboradores que exercem funções de liderança? E quais delas de fato são necessárias para o desenvolvimento de uma liderança mais eficaz?

   Essa pergunta deveria ser feita com mais frequência, principalmente para os profissionais responsáveis pelos programas de desenvolvimento de líderes nas organizações. Será que todos tem pensado na importância de ter bem definidas as competências esperadas de suas lideranças? Será que mindset e liderança têm sido associados?

Conheça o PDLAP da GPDH

  

Ryan Gottfredson, que é professor de liderança e gestão na Mihaylo College of Business and Economics da California State University-Fullerton (CSUF), conduziu recentemente uma pesquisa envolvendo lideranças de 153 organizações para responder algumas perguntas relacionadas aos esforços direcionados ao desenvolvimento de líderes.

Todas as pessoas que responderam à pesquisa indicaram que estavam muito envolvidas nos esforços de desenvolvimento de liderança de suas empresas. A maioria dos pesquisados tinha mais de três anos de experiência em suas organizações. O tamanho das corporações variava de menos de 100 funcionários a mais de 100.000 funcionários.

Vamos à pesquisa:

Eficácia geral dos programas de desenvolvimento de liderança

   Antes de aprofundar nos tópicos em que as organizações geralmente mais se concentram, considere a eficácia geral dos programas de desenvolvimento de liderança. Veja como as empresas responderam:

  • 33% concordaram ou concordaram fortemente que os esforços de desenvolvimento de liderança de sua organização são eficazes.
  • 30% concordaram até certo ponto que os esforços de desenvolvimento de liderança de sua organização são eficazes.
  • 37% não concordaram que os esforços de desenvolvimento de liderança de sua organização são eficazes.

   Isso significa que mais de uma em cada três organizações afirma que não são eficazes no desenvolvimento de seus líderes e duas em cada três não podem concordar plenamente que são eficazes no desenvolvimento de seus líderes.

   Pode ser que você não se impressione com esses números, mas na realidade eles são muito preocupantes.

Tópicos de desenvolvimento de liderança

   Os entrevistados receberam 20 tópicos relativos ao desenvolvimento de liderança e foram solicitados a selecionar aqueles em que concentram o foco de seu programa. Os tópicos mais comumente focados são: comunicação e habilidades interpessoais (72%), desenvolvimento de habilidades de gestão (54%), estilos de liderança (50%) e habilidades de coaching (50%). Veja na tabela a abaixo.

Mindset - Pesquisa

Os tópicos que levam ao desenvolvimento de uma liderança mais eficaz

   Em seguida foi investigada esta questão: Se uma organização considera ____________ (insira o tópico aqui) importante no desenvolvimento de seus líderes, que porcentagem dessas organizações concorda ou concorda fortemente que são eficazes nesse aspecto. Aqui estão os resultados:

Mindset - pesquisa

   Esta tabela revela que os tópicos para os quais a maioria das empresas direciona seu foco nem sempre estão associados a um desenvolvimento de liderança eficaz.

   Apesar de o Mindset ser associado com baixa frequência ao desenvolvimento de uma liderança eficaz, apenas 12% das organizações se concentram nesse tópico. Entretanto, quando o fazem, 66% dos participantes dos programas de desenvolvimento declararam que a capacitação foi eficaz.

   Diante dessa descoberta, o autor começou a investigar os resultados obtidos pelas organizações quando se concentram nas questões envolvendo mindsets (mentalidades). Aqui estão os resultados:

A importância do mindset nos programas de desenvolvimento

Com esses resultados podemos concluir que: quando as organizações se concentram em mindsets, elas têm duas vezes mais chances de terem os seus esforços de desenvolvimento de liderança avaliados como eficazes.

   Portanto, observa-se que os mindsets são um tópico fundamental para a eficácia do desenvolvimento da liderança.

Por que Mindsets?

   Esses resultados podem levar você a fazer a seguinte pergunta: O que há sobre mindset que levam ao desenvolvimento eficaz da liderança?

   É importante falarmos novamente sobre a definição do que são os mindsets (mentalidades). Muitos ainda acham que os mindsets são conceitos etéreos, vagos. Mas isso está longe de ser verdade.

   Definidos formalmente, os mindsets são as lentes mentais dos indivíduos que moldam a forma como codificam e processam informações, levando-os a certas formas de pensamento e comportamento. Existem literaturas acadêmicas ricas e profundas que identificam vários mindsets antagônicos (por exemplo, mindsets fixos e de crescimento, orientações de meta ou mentalidades de prevenção e promoção) como sendo fundamentais para como as pessoas pensam, aprendem e se comportam.

Focar nos mindsets pode ser vital para o desenvolvimento de lideranças eficazes por pelo menos três razões:

1. O mindset desempenha duas funções principais na forma como os líderes operam. Primeiro, uma vez que nossos sentidos enviam mais informações ao cérebro do que podemos processar, nosso mindset (mentalidade) desempenha o papel de filtrar as informações selecionadas em nosso cérebro para processamento. Em segundo lugar, nosso mindset então interpreta essas informações de maneira única. Essas duas funções explicam por que dois líderes diferentes podem encontrar uma mesma situação, mas responder de maneiras diferentes.

2. Por causa dessas duas funções, os mindsets são efetivamente fundamentais e ditam muitos dos outros tópicos incluídos nas listas acima. Por exemplo, como um líder interage com outro, como eles tomam decisões e em quais estilos de liderança se engajam, dependem da qualidade da mentalidade do líder.

3. Os mindsets começam a nos levar à próxima fronteira do desenvolvimento de liderança: a mente. Como evidenciado pelos resultados da pesquisa, a maioria dos esforços de desenvolvimento de liderança tem se concentrado principalmente em comportamentos, como o que os líderes precisam fazer para serem eficazes. Quando nos concentramos em mindsets, não estamos apenas focados nas ações dos líderes, estamos focados em seu ser.

A vanguarda do desenvolvimento de liderança

   Ryan Gottfredson, termina a apresentação da pesquisa com a seguinte afirmação: “Acredito que a maioria das organizações não se concentra em mindsets porque não entendem o que são ou o papel fundamental que desempenham em como os líderes processam e operam. Também acho que a maioria dos líderes não sabe em quais mindsets se concentrar. Mas, aqueles capazes de definir os seus principais mindsets estarão na vanguarda do desenvolvimento de liderança”.

Então, esperamos que esse texto tenha levado você refletir sobre a importância do tema Mindset e Liderança. Afinal, é a nossa mentalidade que conduz os nossos comportamentos.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.