O planejamento estratégico é de extrema importância para garantir a sustentabilidade e a longevidade de uma empresa. No entanto, a dificuldade em executar esse plano é um dos principais problemas das organizações, independentemente do porte ou do segmento de atuação.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a tirar do papel essa etapa primordial do desenvolvimento organizacional.
Antes de mais nada, é importante que você saiba que a GPDH pode te ajudar a planejar toda a parte de desenvolvimento dos líderes e equipes da sua empresa, criando programas e treinamentos personalizados para o seu negócio. Basta cadastrar seu e-mail abaixo:
Agora que já está cadastrado, confira as dicas:
1. Avalie sua empresa com a matriz SWOT
A elaboração da matriz SWOT faz toda a diferença na construção do seu planejamento estratégico.
Através dessa ferramenta, você consegue ter uma visão global sobre as fraquezas e fortalezas do seu negócio.
Com base nessas informações, é possível identificar os problemas da empresa e planejar ações para solucioná-los.
A criação dessa matriz é muito simples e pode ser elaborada a partir da análise dos seguintes fatores:
- Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, atividades que são bem desenvolvidas, equipamentos, equipe dentre outros;
- Fraquezas: liste os projetos que não estão gerando bons resultados para a empresa e precisam ser solucionadas;
- Ameaças: analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Sobretudo, aqueles fatores provindos do mercado como concorrentes, legislação, fabricantes dentre outros;
- Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua empresa.
Após levantar esses dados, analise as informações e verifique quais ações podem fortalecer sua empresa no próximo ano.
O planejamento estratégico dese ser atualizado no decorrer do seu exercício.
Estabeleça metas anuais para o planejamento estratégico da sua empresa.
As metas são o segredo para que sua empresa consiga alcançar o sucesso no mercado. Por isso, aproveite o momento de planejamento e estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Para descobrir quais são as melhores metas para sua empresa, basta utilizar os dados da sua matriz SWOT que foi criada anteriormente.
Com esse recurso, você pode sentir a necessidade de criar metas como:
- Aumentar o faturamento;
- Reduzir os custos;
- Contratar novos funcionários;
- Criar novas parcerias;
- Aumentar a carteira dos clientes da sua empresa.
O ideal é que as metas sejam audaciosas e capazes de motivar toda sua equipe a alcançá-las.
Uma boa dica para torná-las realidade é fracionar os objetivos em períodos de tempo:
- Curto prazo: ações que devem ser executadas no prazo de 3 até 6 meses;
- Médio prazo: atividades com duração de 1 até 3 anos;
- Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.
2. Crie um calendário de marketing
Outra dica para elaborar o planejamento estratégico do seu negócio é criar um calendário de marketing.
Com essa ferramenta, você conseguirá planejar as ações promocionais da sua empresa com eficiência e realizar várias vendas. Além disso, você pode planejar as vendas com cada fornecedor e garantir estoque suficiente para as datas comemorativas. Também pode programar a confecção das campanhas de marketing e demais promoções.
Para organizar melhor essas informações, utilize ferramentas digitais como o Google Agenda e compartilhe as datas com os demais colaboradores da empresa.
3. Contrate bons colaboradores e desenvolva as equipes continuamente
O vida do empreendedor não é fácil. Afinal, ele precisa tomar decisões sob pressão, analisar os indicadores financeiros e ainda pensar no atendimento ao cliente e na qualidade dos produtos/serviços oferecidos.
Devido ao acúmulo de responsabilidades, até mesmo o gestor mais experiente precisa formar uma equipe de colaboradores. Assim, ela poderá lidar com situações complexas sem a presença do gestor, além de diminuir o acúmulo de funções.
Vale lembrar que esse tipo de contratação é revertido no aumento da qualidade do atendimento e dos produtos/serviços prestados aos clientes. Por isso, não deixe de encontrar profissionais qualificados e oferecer boas condições de trabalho para eles.
Saiba mais sobre Etapas do Processo Seletivo.
O desenvolvimento tem o objetivo de fazer com que um colaborador evolua ao longo de determinado período de tempo. Por isso, também é importante manter seus líderes e equipes preparados para as mudanças constantes no ambiente corporativo.
Você pode consultar nossos Programas de Desenvolvimento ou entender melhor os Perfis Comportamentais e seu papel no desenvolvimento de pessoas na empresa.
4. Planeje eventos do próximo ano
A realização e participação em eventos também deve fazer parte do seu planejamento empresarial.
Nele, inclua palestras, workshops, cursos e capacitações com especialistas que podem contribuir para a melhora dos resultados da sua empresa. Nas palestras, por exemplo, é possível identificar e evitar erros que geralmente são cometidos na gestão de qualquer empresa.
E aí é importante incluir temas importantes como comportamento, segurança, gestão do tempo, saúde, emoções, conflitos, motivação, entre outros…
Agora que você conhece as nossas dicas de planejamento empresarial, o que acha de colocá-las em prática? O quanto antes você começar a analisar e criar metas para sua empresa, maiores são as chances do seu negócio ter sucesso no próximo ano.
E não se esqueça que nós podemos criar um planejamento de treinamentos para desenvolver sua equipe durante todo ano. Cadastre seu e-mail abaixo e nós vamos retornar para te ajudar a planejar essas atividades de acordo com a realidade da sua empresa, seja ela pequena ou grande.
Com informações de: Barros Soluções e Administrar Online.