fbpx
(31) 3295-3425 (31) 99449-7090

1. DESCREVENDO A FUNÇÃO

Descreva as características da vaga

Entre os primeiros passos está entender quais são os pré-requisitos que o candidato ideal deve preencher para ocupar a função. Ele deve falar algum idioma fluentemente? Dominar alguma técnica? Ter algum tipo de experiência profissional? É importante ter essas informações de forma clara para desenvolver um processo seletivo eficiente.

Trace o perfil comportamental ideal

Outro ponto fundamental é traçar as competências comportamentais necessárias para a vaga que será preenchida. Você precisa de alguém com um perfil mais relacional? Ou o trabalho será mais individual? Essa pessoa ser mais multitarefas ou detalhista?

Nesse momento, é importante levar em consideração qual é o perfil comportamental ideal não apenas para a função que será desenvolvida, mas também para a equipe e a cultura da empresa.

2. DIVULGANDO A VAGA

Depois de traçar todas as características essenciais para a vaga, é hora de fazer a sua descrição e divulgação. Pense em um texto que chame a atenção do perfil que você desenhou e em que lugar o profissional que você procura está para publicar o anúncio!

Pensando nos 4 tipos de perfis comportamentais existentes, algumas palavras-chave que você pode usar para atraí-los são:

3. FILTRAGEM DE CURRÍCULOS

Dependendo da vaga que está aberta, você poderá receber um grande volume de currículos. É importante pensar em formas de otimizar a análise desses documentos, já que essa pode ser uma fase demorada trabalhosa dependendo da forma como é feita.

Algumas dicas para deixar essa etapa mais rápida é centralizar o armazenamento dos currículos e criar maneiras de filtrar as informações principais. Isso vai ajudar a eliminar os candidatos que não cumprem os requisitos necessários e selecionar aqueles que são mais adequados para a função.

4. MAPEANDO O PERFIL DOS CANDIDATOS

O próximo passo é fazer a análise comportamental dos candidatos para passar para a próxima fase apenas aqueles que estão de acordo com a vaga, a equipe e a empresa.

Com um teste de perfil comportamental, você saberá quais são as competências e tendências de comportamento do candidato. A partir disso, é possível saber se essas características estão alinhadas às expectativas da vaga, garantindo a assertividade para o seu processo seletivo.

5. DESENVOLVENDO ENTREVISTAS E DINÂMICAS

A partir desse ponto, você já terá reduzido a quantidade de candidatos para aqueles que cumprem os requisitos técnicos e têm o perfil comportamental ideal para a sua vaga. As suas chances de ter assertividade na contratação são enormes, já que um dos principais fatores para uma seleção eficiente é o comportamento do colaborador!

Agora, você precisará desenvolver dinâmicas de grupo e entrevistas de acordo com a necessidade da vaga. Falamos mais sobre isso neste artigo sobre funil de recrutamento!

Essas são etapas importantes para você saber mais sobre o seu candidato e tirar dúvidas que não foram solucionadas nas fases anteriores. A partir das informações que você coletou até aqui, é possível fazer uma contratação realmente estratégica e assertiva!

Receba mais Informações


Fonte: Solides

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário