(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Como gerenciar o seu chefe

Como gerenciar o chefe? Às vezes a convivência com o chefe não fácil! Existem pesquisas que mostram que um grande percentual de pessoas não se demitem das suas empresas, elas se demitem dos seus chefes.

Nesse texto baseado em um artigo publicado pela American Psychological Association e redigido pela psicóloga Marilyn Puder-York, através de cinco perguntas e respostas teremos dicas valiosas sobre as questões que envolvem chefias e colaboradores.

  1. Como você gerencia o protótipo do “chefe difícil”?

Gerenciar com sucesso um chefe difícil é um desafio, mas muitas vezes viável. Primeiro, você deve tentar entender as razões do comportamento difícil do seu chefe. Supondo que seu chefe geralmente se comporte de maneira bastante razoável e que seu comportamento difícil pareça ser resultado de sobrecarga de estresse e não de seu caráter, as chances são boas de que o comportamento possa ser modificado. Se o comportamento do seu chefe parece refletir um estilo cronicamente hostil e abusivo de interagir, independentemente da quantidade de estresse no local de trabalho, as chances são menos positivas de que o comportamento possa mudar. Na verdade, você pode considerar procurar aconselhamento de um mentor confiável ou profissional de recursos humanos para avaliar suas opções.

Em segundo lugar, você precisa gerenciar suas próprias emoções negativas em relação ao comportamento dele para não se envolver em comportamentos autodestrutivos (por exemplo, bloquear ou contra-atacar seu chefe). Terceiro, uma vez que você entenda e gerencie suas próprias reações negativas, você pode trabalhar para comunicar seus problemas/preocupações – enquadrados de maneira útil e positiva – criando uma atmosfera para a resolução de problemas.

Conheça o Programa de Atualização das Soft skills de Lideranças – PAS

2. Se você sente que foi criticado injustamente por seu chefe, qual é a melhor maneira de confrontá-lo com suas insatisfações?

Você deve discutir suas insatisfações – não confrontar seu chefe. Há uma diferença. Você precisa realizar a discussão de suas insatisfações de uma forma não antagônica. Como em um casamento, você deve tentar lidar com suas queixas de uma maneira que não prejudique ainda mais seu relacionamento. Nós estamos falando em gerenciar o chefe, não em confrontar o chefe.

3. Qual é a melhor maneira de responder às críticas do seu chefe?

Tente ver as críticas como informações valiosas sobre como fazer melhor, não como um ataque pessoal. Tente separar seu ego pessoal de sua personalidade de negócios. Tente controlar seus impulsos para reagir emocionalmente ou defensivamente. Tente ver as críticas como uma oportunidade de trabalhar junto com seu chefe em um plano de desenvolvimento. Veja-se como um parceiro de seu chefe nesse plano, em vez de se ver como vítima de uma luta pelo poder

4. Qual é a tendência atual de estresse no trabalho? Existe mais ou menos?

O downsizing e a reorganização das empresas americanas nos últimos 10-15 anos desencadearam pressões e tensões inconfundíveis. Há um medo muito real e persistente de perda de emprego e insegurança no trabalho na maioria dos funcionários. O impacto da perda de emprego em indivíduos e famílias tem sido enorme. De acordo com o New York Times, mais de 43 milhões de empregos foram perdidos nos EUA desde 1979

5. Como a capacitação dos funcionários pode ajudar a diminuir os agentes de estresse no local de trabalho?

Quando os funcionários se sentem menos como “vítimas de circunstâncias fora de seu controle”, eles se sentem mais empoderados. Os funcionários que recebem comunicações sinceras, oportunas e consistentes da administração sobre o status de suas carreiras, bem como mais responsabilidade para gerenciar diretamente suas carreiras e seus relacionamentos de trabalho, tendem a ser menos ansiosos e mais motivados. Embora poucos funcionários acreditem que a segurança no emprego seja mais uma garantia, os funcionários que têm mais informações e responsabilidades sobre seu futuro tendem, como um todo, a lidar com mais eficácia – porque se sentem menos impotentes.

6. Às vezes, os funcionários hesitam em falar com o chefe sobre críticas. Existe uma maneira de superar esse medo de retribuição?

As chances de que seu medo de retribuição se torne realidade serão significativamente reduzidas na medida em que você puder discutir críticas com seu chefe de maneira razoável, não emocional e não defensiva. Você pode evitar que seu chefe fique zangado com você e, portanto, se arrisque a sofrer represálias por meio de um planejamento cuidadoso e comunicação diplomática.

7. Qual é a melhor maneira de lidar com o estresse no local de trabalho?

O estresse está sempre nos olhos de quem vê. O que pode causar estresse a um funcionário no local de trabalho pode nem mesmo causar uma onda de preocupação a outro. A chave para lidar com o estresse é conhecer os estresses específicos no ambiente de trabalho aos quais você é particularmente sensível e os sinais de alerta em seu próprio corpo e mente que sinalizam sobrecarga de estresse. Depois de identificar sua vulnerabilidade, você pode criar estratégias contínuas de gerenciamento de estresse para lidar com os problemas.

Se você se sentir incapaz de gerenciar esse processo sozinho ou se sentir sobrecarregado, pode ser uma boa ideia consultar um profissional objetivo, como um psicólogo. Sua colaboração com um profissional pode fazer você se sentir mais capacitado para gerenciar o estresse.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.