(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Entrevista de Emprego: “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”

A princípio, entrevistas de emprego podem ter uma variedade de perguntas que não se resumem a apenas sim ou não. Bastante comum, a questão “Por que você quer trabalhar nessa empresa?” feita por recrutadores em entrevistas de emprego ainda costuma pegar muitos candidatos de surpresa. Normalmente, a intenção do recrutador ao lhe perguntar isso é saber quais são suas motivações para participar daquela organização.

Essa pergunta também pode aparecer nas variações “Por que você quer esta vaga?”, “Por que está interessado em trabalhar conosco?”, ou “Por que quer fazer parte de nossa equipe?”. Apesar disso, desde já a resposta a ela é muito abrangente e é crucial para avaliar diferentes aspectos no candidato à vaga de emprego.

Contudo, o mais indicado é estudar bastante a empresa e a vaga antes de respondê-la. Dessa forma, você consegue elaborar uma resposta mais coerente para convencer o entrevistador a te contratar.
Mas se mesmo assim você tiver dificuldades, confira os exemplos de respostas que preparamos e inspire-se para criar a sua. Faça isso, tenha uma boa entrevista e trabalhe para a vaga ser sua.

Para começar, principalmente, tenha consciência de que procurar um trabalho é uma forma de trabalho

É comum  — e totalmente compreensível  — que as pessoas se apliquem a várias vagas ao mesmo tempo na expectativa de serem chamadas. O ponto de atenção para esse hábito é realmente ter uma estratégia nesses processos.

Isso porque quando aplicamos para uma vaga já no “modo automático”, sem entender a fundo sobre o cargo, as competências necessárias e, não menos importante, sobre a empresa em si, existe um risco alto de frustração por chegar na entrevista e perceber que a pessoa recrutadora não pareceu muito impressionada com o seu perfil. Isso quando consegue chegar nessa etapa, de fato. 

Por que recrutadores perguntam “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”

Primeiramente, através dessa simples pergunta, o recrutador não visa apenas extrair informações importantes de sua resposta. Ele também buscará analisar seu comportamento enquanto você a responde. Veja a seguir quais itens o recrutador procura verificar.

  • Descobrir o quanto você conhece sobre a empresa. Ao chegar em uma entrevista, é esperado que você saiba ou pelo menos tenha tentado procurar informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. Lembre-se que demonstrar falta de conhecimento sobre a empresa é visto como desinteresse. Ao fazer essa pergunta, o recrutador espera que você demonstre algum nível de conhecimento sobre a empresa a fim de avaliar seu grau de interesse no processo seletivo.
  • Verificar se seu perfil é compatível com o esperado. Ao fazer essa pergunta, o recrutador procura conferir quais são seus objetivos e valores. Além disso, ele também quer verificar se eles estão em alinhamento com os valores e objetivos da empresa.
  • Avaliar o quanto você pode somar. Esse é um motivo mais explícito para essa pergunta. Afinal, com sua resposta, o recrutador realmente quer entender e saber o quanto você pode agregar à vaga em questão e à empresa. São levadas em consideração as habilidades e experiências que você considera relevantes para fazer a diferença caso seja contratado.

Como responder a essa pergunta onde for trabalhar?

Acima de tudo, saber os principais motivos pelos quais os recrutadores perguntam por que você quer trabalhar na empresa em questão é importante. Com isso, vamos ao próximo passo, que é o de como se preparar e como responder a esse tipo de questionamento.

1. Cuidado com os clichês e modelos prontos

Agora que você sabe que, ao se aplicar para uma vaga, é necessário ter preparo, vamos começar te explicando sobre os clichês que não vão te diferenciar num processo seletivo. 

Talvez você já tenha ouvido na escola aquela frase: “não adianta decorar, tem que aprender”. Numa entrevista, a lógica é a mesma, então neste artigo, você não vai ver modelos prontos.

Mas calma! É claro que você pode se inspirar em modelos de respostas que são divulgados em blogs e sites variados para construir uma que se adeque à sua realidade, tudo bem! 

Ainda assim, evite ao máximo reproduzir exatamente o mesmo discurso que viu em algum site com essas respostas prontas, afinal, da mesma maneira que você está utilizando um modelo como base para sua resposta, pense que milhares de outras pessoas candidatas podem estar fazendo o mesmo. Autenticidade é tudo nessas horas, pense nisso. 

Outro cuidado é com o exagero nos elogios, sejam eles para a empresa ou sobre seu perfil sem ter uma base teórica por trás. Você pode dizer que tem um perfil criativo e proativo sem precisar usar só adjetivos para te definir. 

Da mesma maneira que você só frisar que a empresa é legal, bonita e tem avaliação boa pode acabar não soando tão convincente. Ter um contexto fundamentado pode ser a melhor saída para você ter uma resposta de impacto. 

Além disso, é essencial mostrar que você sabe o que está falando e que valoriza isso, por exemplo, dizer que quer entrar numa empresa por seus valores de Diversidade e Inclusão, na qual você já sabe que pode ser quem é e crescer nesse ambiente saudável; tem um peso muito maior do que apenas dizer que “ouvi falar bem da empresa e acho que vou ser feliz aqui”.

Como trabalhar a inteligência emocional

2. Estude os valores  de onde quer trabalhar

Como cheguei a mencionar no tópico anterior, em primeiro lugar, saber o que está falando pode ser uma grande chave para sua resposta. Geralmente, as empresas divulgam pontos da sua cultura organizacional, seja no site institucional, mídias sociais, entre outros. 

Num cenário otimista em que você tem acesso a esses pilares de cultura, leia sobre cada um deles e perceba o que você já fez no trabalho que tinha aderência a esse valor.

Nesse sentido, pensando no valor “Juntos somos mais fortes”, que é o valor de trabalho em equipe para solução de problemas de forma ágil. Se você se lembrou de algum projeto em que sua participação foi essencial, ajudou a equipe num todo e deu aquela sensação de time unido, já pode ser um bom valor a ser mencionado numa entrevista. 

Com o conhecimento dos valores, já será possível ter ótimos argumentos sobre o porquê de entrar numa empresa. Mas continue neste artigo, pois ainda temos mais dicas!

3. Revise a descrição da vaga

Agora que já sabe que será necessário construir sua própria resposta, comece revisando a descrição da vaga. Nas vagas, por exemplo, você pode conferir as responsabilidades e atribuições, bem como os requisitos e qualificações. Dica: preste muita atenção nessa parte e se questione:

  • Do que a empresa precisa? 
  • O que eu já sei fazer hoje e que pode atender a essas necessidades da empresa?
  • Quais soft skills eu tenho hoje que são esperadas pela empresa?
  • Quais experiências profissionais que tenho têm relação com os requisitos e valem a pena serem mencionadas numa entrevista?

Enfim, tendo essas respostas, você também já será capaz de criar argumentos sobre a compatibilidade do seu perfil com a vaga em conjunto com as demais dicas deste artigo. 

4. Transparência ≠ “sincericídio”

E por último, mas de extrema importância, o “sincericídio” pode ser uma prática autodestrutiva nas entrevistas, então muita atenção! 

Se você não sabe o que é o “sincericídio”, vou te explicar de uma maneira bem simples: é a prática de falar tudo o que pensa sem filtrar os efeitos que essas palavras geram. 

Num exemplo prático: expor todas as fofocas e “coisas horríveis” que você passou em alguma empresa. Mesmo que seja verdade, afinal, existem vários relatos de empresas tóxicas, ainda assim, a entrevista de emprego não é o momento para esse tipo de desabafo. 

Ser transparente, diferente do “sincericídio”, é mostrar o que você sabe, suas intenções e suas vulnerabilidades de forma prudente

Por exemplo, fica muito mais leve explicar que você quer entrar na empresa, porque você percebeu um forte alinhamento cultural nas vertentes X e Y, do que explicar que o motivo é que seu último trabalho foi (ou está sendo) a pior experiência da sua vida. 

E mesmo que estendam a pergunta para “e por que você quer sair da empresa que você está?”, ser transparente e dizer que você não se identifica mais com a empresa atual e trazer os pontos positivos que a nova oportunidade vai gerar, soa muito melhor do que ficar preso (a) à realidade atual e correr o risco de ferir a ética.

Bem como, é importante que você seja coerente e sincero em sua resposta. Caso não esteja certo do que está dizendo, o recrutador perceberá e suas chances na entrevista poderão diminuir. Portanto, seja espontâneo e adote uma postura confiante perante o entrevistador.

Exemplos de resposta à pergunta “Por que quer trabalhar nessa empresa?”

Abaixo, damos alguns exemplos de respostas para profissionais de diferentes níveis hierárquicos.

Exemplo 1: Gerente de Marketing

“Ao identificar a abertura desta vaga em questão, não pensei duas vezes sobre me candidatar. Os projetos de sua empresa são mundialmente reconhecidos, assim como a qualidade dos profissionais que aqui trabalham. Venho de uma empresa menor, na qual, mesmo afetada pela crise, obtive desempenho notável com equipe e recursos reduzidos na campanha de mídias sociais que encerramos há pouco.

Creio que seja a hora de gerenciar projetos maiores e que minha capacidade de conduzir e obter resultados expressivos, mesmo com recursos escassos, me credenciam a conseguir melhorar o custo x benefício em projetos da minha área.

Se me permite perguntar, gostaria muito de saber quais tipos de desafios a equipe está enfrentando neste momento e que ações estão tomando para tal. Acredito que eu possa contribuir muito para os resultados se escolhido para a vaga.”

Aprenda a trabalhar as técnicas de comunicação para conseguir emprego

Exemplo 2: Analista de Administração de Empresas

“Quero trabalhar nesta empresa por diversos motivos. Prezo muito pela qualidade do ambiente de trabalho, e seria incrível poder trabalhar em uma empresa que está sempre figurando em rankings de melhores lugares para se trabalhar.

Minha experiência em mapeamento de processos pode contribuir bastante para o desenvolvimento do novo departamento que vocês estão desenvolvendo. Aliás, poderia me dar mais detalhes sobre as maiores dificuldades nesta implementação? Gostaria muito de entender melhor e poder contribuir caso venha a trabalhar com vocês.”

Exemplo 3: Estagiário de Engenharia

“Acho incríveis as obras que esta empresa faz em nossa cidade. Também conheço alguns profissionais que trabalham aqui e estudaram comigo na faculdade. Todos com quem conversei relatam que esta é uma empresa que oferece muita oportunidade de aprendizado e crescimento, que é exatamente o que estou buscando neste momento de minha carreira.

Como sou recém-formado, não possuo muita experiência além da faculdade e do estágio que fiz na área, mas sou um profissional extremamente dedicado e aplicado, que não poupará esforços para estar à altura dos projetos da empresa. Poderia me dar maiores informações sobre as demais habilidades requeridas para o estagiário ideal?”

Exemplo 4: Jovem Aprendiz

“Quero esta vaga porque o programa de jovens aprendizes de sua empresa é muito reconhecido. Identifiquei na página de vocês que houve uma quantidade considerável de aprendizes que foram efetivados e hoje trabalham em diferentes setores aqui. Como estou iniciando minha carreira, ter uma oportunidade nesta empresa seria incrível por causa da atenção que os aprendizes recebem.

Apesar de não ter experiência anterior, sou uma pessoa bastante esforçada e que não vai medir esforços para atender às necessidades do setor que precisar de mim. Estou muito disposto a aprender e poder ajudar no que for preciso.”

Com informações de: Indeed, Tua Carreira e Gupy.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.