(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

A princípio, quando a gente olha para o lado ou vê a vida dos amigos e familiares nas redes sociais, às vezes fazemos comparações e nos sentimos diminuídos. Por exemplo: será que a nossa vida é tão boa quanto a dos outros, e tão bem-sucedida? É aí que você se sente menos confiante.

autoconfiança é uma característica em falta nos dias atuais. Conforme vivemos em uma sociedade moldada pela mídia que, direta ou indiretamente, faz com que nós duvidemos de nossas próprias capacidades ao estarmos, constantemente, nos comparando uns com os outros. Em longo prazo, esse tipo de atitude é muito prejudicial para a saúde mental e para a vida profissional.

Mas como a autoconfiança é importante para a nossa vida? Pode parecer bobagem, mas, quando acreditamos em nosso próprio potencial, estamos mais confiantes e conseguimos produzir muito mais e muito melhor.

Um dos maiores medos do ser humano é o da rejeição. A possibilidade de frustrar as expectativas de outra pessoa nos paralisa. A falta de autoconfiança nos impede de sair da nossa zona de conforto.

Pessoas com baixa autoconfiança gastam muita energia tentando acertar sempre. Da mesma forma, fazem de tudo para encobrir seus erros, contando até com ajuda de outras pessoas para isso.

“Fazer comparações e buscar validação fora de nós mesmos é a receita para nos sentirmos bem mal. A raiz da confiança é se conhecer e se aceitar como é”, escreve a coach Susie Moore em um artigo para o Greatist (conteúdo em inglês), no qual ela dá algumas dicas para quem quer se tornar uma pessoa mais confiante – confira 8 dicas a seguir.

1. Tome uma decisão

Como não existem fórmulas mágicas, decida que você é uma pessoa confiante. “Mesmo que você sinta que não é verdade, é sua responsabilidade ser uma pessoa confiante. Ninguém pode fazer isso por você”, diz Susie.

2. Mude a linguagem

Já reparou que pessoas confiantes não dizem “não posso fazer isso” ou “não sou bom/boa nisso”? Pois é. O modo como falamos faz toda a diferença. Uma linguagem mais forte, usando palavras como “amo”, “faço” e “posso” impacta nosso humor, nossa confiança e o modo como as pessoas nos avaliam. A linguagem corporal também, então ocupe bem seu espaço sentando com a coluna ereta, gesticulando e mantendo uma posição firme.

3. Abrace a insegurança

Uma coisa é certa: todo mundo, por mais bem-sucedido que pareça, tem suas inseguranças e seus pensamentos negativos. A diferença é que as pessoas confiantes não deixam as incertezas e as dúvidas dirigirem suas decisões. Por que não fazer o mesmo?

4. Transforme a inveja

Sabe aquela pessoa que você inveja? Que tal trocar esse sentimento negativo por outro positivo, que é a inspiração? Se alguém ocupa uma posição com a qual você sonha, imagine o que você pode fazer para chegar lá. “Quando você foca no que pode controlar, seu nível de confiança aumenta muito”, diz Susie.

Curso: Inteligência Emocional e Gestão das Emoções

5. Anote os elogios

Quando alguém te elogiar, pessoalmente ou nas redes sociais, anote. Pode parecer meio estranho, mas Susie explica que é fácil nos deixarmos levar pela negatividade quando recebemos um comentário negativo, por isso devemos sempre lembrar dos positivos. Faça um arquivo simples com esses elogios e dê uma olhada quando estiver se sentindo para baixo.

6. Ria mais

Rir é sempre um bom remédio para aliviar as nossas preocupações e angústias. “Quando se chega ao ponto de rir quando as coisas dão errado, tudo fica mais fácil. Você relaxa e se abre para atrair mais alegria”, explica Susie.

7. Seja você

Em vez de tentar atender às expectativas dos outros, seja algo que você pode controlar, ou seja, quem você realmente é, aproveitando seus próprios pontos fortes. “Ser você significa sentir-se inspirado, agir de acordo com o seu instinto e tomar decisões de um lugar de alinhamento e alegria, e não de medo e de comparações externas”, diz Susie. “Você está se movendo por uma força interna? Sua intuição é sua maior conselheira, e uma fonte enorme de confiança”, explica.

8. Tenha um propósito

Você já sabe o que te motiva a ser uma pessoa melhor? Então reflita sobre isso e defina quais são os seus propósitos na vida. Afinal, saber por que você faz o que faz traz uma tremenda confiança.

Agora que você já sabe como ser confiante e conhece a importância da autoconfiança para a sua vida pessoal e profissional, não perca mais tempo! Comece quanto antes a sua mudança de vida e, em breve, você colherá os resultados que a confiança trará para o seu dia a dia.

Afinal, para complementar o seu conhecimento sobre esse tema, sugerimos a leitura de nosso post sobre a importância da comunicação e relacionamentos interpessoais. Como resultado, saber comunicar-se é outro ponto muito importante para nos tornarmos cada vez mais capacitados e, claro, confiantes. E se você lidera ou faz parte de uma equipe no trabalho, pode sugerir à sua empresa o nosso Curso de Comunicação Não Violenta e Técnicas de Feedback para um grupo de colaboradores.

Curso: Comunicação Não Violenta e Técnicas de Feedback

Com informações de: Bradesco Seguros, Pitágoras e Psicologia Viva.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.