(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Quando se trata de construir locais de trabalho extraordinários e equipes de alto desempenho, os pesquisadores há muito perceberam que três necessidades psicológicas são essenciais: autonomia, competência e relacionamento.

Décadas de pesquisa demonstram que quando as pessoas se sentem psicologicamente realizadas, elas tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.

Dessas três necessidades essenciais, o relacionamento ou o desejo de se sentir conectado aos outros, sempre foi o mais difícil para as organizações cultivarem. Uma coisa é atrair funcionários talentosos – mas como exatamente você faz com que eles gostem uns dos outros?

A Covid tornou a promoção do relacionamento ainda mais difícil. Enquanto trabalhar em casa tem sido uma benção para a autonomia, capacitando muitos a decidir quando e onde trabalham, a falta de proximidade física com os colegas tornou exponencialmente mais desafiador criar laços pessoais mais estreitos.

No entanto, uma nova pesquisa sugere que as equipes de melhor desempenho encontraram maneiras sutis de alavancar conexões sociais durante a pandemia para impulsionar seu sucesso. As descobertas oferecem pistas importantes sobre as maneiras pelas quais qualquer organização pode promover uma maior conexão, mesmo em um ambiente de trabalho remoto ou híbrido, para desenvolver equipes de alto desempenho.

Então, o que as equipes de alto desempenho têm feito de forma diferente? Um estudo desenvolvido por Ron Friedman revelou cinco diferenças principais, todas destacando o papel vital o relacionamento próximo entre os colegas como impulsionador do desempenho da equipe:

Equipes de alto desempenho não têm medo de pegar o telefone

Enquanto as chamadas telefônicas estão se tornando cada vez menos comuns no local de trabalho, esse não é o caso entre as equipes de alto desempenho. A pesquisa descobriu que elas tendem a se comunicar com mais frequência em geral e são significativamente mais propensas a se comunicar com colegas usando o telefone do que seus colegas menos bem-sucedidos .

Isso faz sentido. Estudos recentes descobriram que, embora a maioria das pessoas preveja que as chamadas telefônicas serão estranhas e desconfortáveis, isso é uma percepção errônea. Não só os telefonemas não são estranhos na prática, mas eles também tendem a fortalecer relacionamentos e evitar mal-entendidos, contribuindo para interações mais frutíferas entre os companheiros de equipe.

Equipes de alto desempenho são mais estratégicas com suas reuniões

Não é nenhum segredo que reuniões mal administradas contribuem para insatisfação dos funcionários.

A pesquisa Ron Friedman indicou que as equipes de alto desempenho evitam as armadilhas comuns de reuniões mal administradas, incorporando práticas adequadas para promover reuniões mais produtivas. Especificamente, eles são significativamente mais propensos a exigir pré-trabalho dos participantes (39% mais provável), introduzir uma agenda (26% mais provável) e começar com um check-in que mantém os membros da equipe informados sobre o progresso uns dos outros (55% mais provável).

Ao garantir que o tempo juntos seja eficiente e colaborativo, as equipes de alto desempenho não apenas fazem melhor uso de suas reuniões, mas também preparam o terreno para interações mais frutíferas, contribuindo para melhores relacionamentos.

Equipes de alto desempenho investem parte do tempo em tópicos que não são de trabalho

Do ponto de vista gerencial, é fácil desaprovar as conversas no local de trabalho que não têm nada a ver com o trabalho. Afinal, de que adiantaria os funcionários gastarem um valioso tempo conversando sobre um grande evento esportivo ou filme de sucesso?

No entanto, pesquisas sugerem que discutir tópicos não relacionados ao trabalho oferece grandes vantagens. Isso porque é nas conversas pessoais que identificamos interesses compartilhados, o que promove gostos mais profundos e conexões autênticas.

Equipes de alto desempenho precisam de segurança psicológica.

Ron Friedman descobriu na sua pesquisa que os membros da equipe de alto desempenho são significativamente mais propensos a passar um tempo no escritório discutindo assuntos não relacionados ao trabalho com seus colegas (25% mais) – tópicos que podem se estender a esportes, livros e família. Eles também são significativamente mais propensos a ter encontrado seus colegas para um café, uma happy hour ou para uma visita nos últimos seis meses.

Em outras palavras, as melhores equipes não são mais eficazes porque trabalham o tempo todo. Pelo contrário: eles investem tempo se conectando de maneiras genuínas, o que gera amizades mais próximas e consequentemente, melhor trabalho em equipe.

Equipes de alto desempenho dão e recebem reconhecimento com mais frequência

Uma das principais razões pelas quais a necessidade de relacionamento contribui para um melhor desempenho no trabalho é que nos faz sentir valorizados, apreciados e respeitados por aqueles cujas opiniões valorizamos. É por isso que o reconhecimento é frequentemente uma força motivadora mais poderosa do que incentivos monetários.

Ron Friedman observa que os membros de equipes de alto desempenho relataram receber apreciação mais frequente no trabalho – tanto de seus colegas (72% a mais) quanto de seus gerentes (79% a mais). Em acréscimo, eles também relataram que expressam agradecimento aos colegas com mais frequência (44% mais), sugerindo que dentro das melhores equipes, o reconhecimento apreciação não flui apenas de cima para baixo. É uma norma cultural observável nas interações ponto a ponto.

Equipes de alto desempenho são mais autênticas no trabalho

Equipes de alto desempenho são significativamente mais propensas a expressar emoções positivas com seus colegas. Membros dessas equipes relataram ser mais propensos a elogiar, brincar e provocar seus companheiros de equipe. Nos e-mails, eles eram mais propensos a usar pontos de exclamação, emojis e GIFs.

Curiosamente, no entanto, eles também eram mais propensos a expressar emoções negativas no trabalho. Descobriu-se que eles eram mais propensos a xingar, reclamar e expressar sarcasmo com seus companheiros de equipe.

Por que expressar emoções negativas no trabalho produziria um desempenho mais positivo? É porque a alternativa para expressar emoções negativas é suprimi-las, e a supressão é cognitivamente caro. Envolve o gasto de recursos cognitivos valiosos tentando esconder emoções dos outros, deixando menos poder de fogo mental para fazer o trabalho.

Estudos anteriores mostraram que a autenticidade contribui para bem-estar no local de trabalho e desempenho individual. Ron Friedman relata que a sua pesquisa sugere que isso também eleva o desempenho da equipe.

É importante ressaltar que há momentos em que expressar emoções negativas no escritório não é útil ou apropriado. O que essa descoberta sugere é que, na medida em que os membros da equipe experimentam a segurança psicológica para expressar toda a sua gama de emoções com seus colegas, o desempenho geral da equipe tende a se beneficiar.

Em suma, a criação de um local de trabalho de alto desempenho exige mais do que simplesmente contratar as pessoas certas e armá-las com as ferramentas certas para fazer seu trabalho. Requer criar oportunidades para que relacionamentos genuínos e autênticos se desenvolvam.

Promover conexões estreitas entre colegas de equipe não precisa ser caro ou demorado. Ao incorporar práticas simples e baseadas em evidências que produzem uma melhor comunicação, reuniões mais produtivas e amizades mais profundas, cada local de trabalho tem a capacidade de alimentar a necessidade psicológica básica das pessoas por relacionamento e elevar o desempenho da equipe.

Este texto baseado nos estudos de Ron Friedman, PhD, an award-winning psychologist and the founder of ignite80.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.