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O feedforward e o feedback são indispensáveis no desenvolvimento de colaboradores
O feedforward e o feedback são ferramentas muito importantes para a gestão e desenvolvimento de pessoas.

Mas apesar da importância de ambas, o feedforward ainda é pouco conhecido e utilizado nas organizações.

Qual é a diferença entre Feedback e Feedforward?

Através do feedback o profissional tem um retorno sobre a sua performance  na empresa. Já o feedforward possibilita uma atenção voltada ao estabelecimento de onde o servidor quer, ou deve chegar e qual o roteiro que ele precisa seguir para alcançar seus objetivos.

O feedback pode ser considerado como uma resposta a um fato e geralmente é oferecido como uma avaliação. No ambiente organizacional, o seu objetivo é oferecer ao profissional o entendimento de como o seu comportamento foi interpretado pelo seu líder, gerente ou colegas.

O conceito de feedforward foi desenvolvido pelo americano Marshall Goldsmith que o utilizava para auxiliar funcionários a enxergar seu potencial e entender quais habilidades eles deveriam desenvolver para alcançarem o sucesso desejado.

Uma das grandes diferenças entre feedback e feedforward é o fato da temporalidade. Enquanto o primeiro é voltado a atitudes passadas, o segundo é voltado às ações futuras.

O Feedforward

Com o objetivo de proporcionar o autoconhecimento, alinhar, desenvolver e engajar o profissional, o feedforward é baseado em três pilares:

  • Presente;
  • Futuro;
  • Positividade;

Na gestão de pessoas, o feedforward possui algumas características. Dentre elas, estão:

  • Olhar voltado ao futuro utilizando os erros do passado como aprendizado;
  • Autoconhecimento;
  • Desenvolvimento de talentos, estimulando a reflexão e a busca por melhorias comportamentais e profissionais.

A sua aplicação é pautada em questionamentos que permitem a autorreflexão, como veremos a seguir:

  • Quais comportamentos e atitudes você acha que precisa aprimorar ou transformar?
  • Quais objetivos você pretende alcançar?
  • Se os seus objetivos forem colocados em prática, como você imagina seu futuro?
  • Por onde as mudanças devem começar?

Assim como o feedback, o feedforward é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos profissionais.

A principal diferença é que, como o termo diz, o feedback olha para trás e se baseia em um erro ou acerto que já ocorreu. Sua proposta é ajudar o profissional a corrigir uma falha ou reforçar um comportamento positivo.

Se um funcionário tem uma conduta equivocada, o líder de sua equipe deve chamá-lo para, de forma privada, explicar o problema e orientar para que a situação não se repita.

Se um profissional ou uma equipe agem bem diante de um desafio ou alcançam uma meta, por exemplo, a liderança parabeniza e incentiva que o feito sirva de inspiração dali em diante.

O feedforward é muito mais direcionado em fazer despontar potencialidades e pontos fortes de cada profissional.

O feedforward funciona na base do diálogo como prática constante e efetiva no dia a dia das equipes e da empresa como um todo.

Isso significa que é fundamental que canais de comunicação estejam abertos e que seu uso seja estimulado. Da mesma forma, funcionários devem se sentir à vontade para conversar com seus líderes.

É possível entender a partir disso que existem técnicas para aplicar o feedforward na gestão. Basta pensar, por exemplo, que um dos pilares é a positividade.

A ferramenta funciona a partir de uma abordagem positiva que visa motivar um profissional a enxergar seus pontos fortes, a se inspirar para buscar melhorias e a definir e perseguir boas metas.

O Feedforward na prática:

Um ambiente aberto ao diálogo e voltado ao uso de perguntas bem formuladas é fundamental para o desenvolvimento da cultura do feedforward.

  1. Faça perguntas que favoreçam a autorreflexão

O feedforward é também uma ferramenta de autoconhecimento. Isso quer dizer que o objetivo não é chegar para o colaborador com ideias prontas, mas orientá-lo na direção da autorreflexão.

A ideia é fazer a pessoa refletir sobre suas potencialidades, pontos de melhoria e sobre as mudanças necessárias para seu desenvolvimento. Veja alguns exemplos de perguntas:

  • quais condutas ou ações você imagina que precisa modificar ou melhorar?
  • O que você pode fazer para alcançar essas mudanças e melhorias?
  • Como você pode começar essa transformação agora?
  • Quais são os objetivos que você deseja alcançar?
  • Como você imagina que será seu futuro se você começar a mudar agora buscando formas de colocar seus objetivos em andamento?
  • Quais são os principais benefícios que você terá com essas mudanças e conquistas?
  1. Reforce as mudanças e oriente o processo

Uma vez que a pessoa apresenta suas reflexões, é preciso que haja um incentivo às mudanças pensadas, ajudando-a a olhar para frente, a avançar.

Para tanto, cabe ajudá-la a encontrar as respostas e a enxergar seu potencial e suas qualidades que são capazes de auxiliá-la na conquista dos objetivos propostos.

  1. Crie um plano de ação

É preciso transformar ideias em ações. Estimule o desenvolvimento de planos bem estruturados onde as ações tenham um caminho sólido em direção aos resultados e objetivos almejados.

Então, vamos lá! Vamos trazer o feedforward para a rotina de trabalho. Com certeza o futuro será muito mais interessante e gratificante.


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