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O Burnout já se mostrava um problema crescente antes da pandemia. Um estudo baseado na pesquisa da Deloitte realizado pouco antes de 2020 indicou que 42% dos trabalhadores americanos deixaram seus empregos devido ao burnout. Mas depois destes últimos dois anos, o burnout atingiu níveis sem precedentes. De acordo com uma recente pesquisa da Harvard Business Review, “mais da metade de todos os trabalhadores americanos estão mentalmente esgotados”, e indicou que isso foi um fator que tem contribuído para a grande onda de demissões dos últimos tempos.

Então, como nós, como CEOs, gerentes e líderes, podemos evitar que isso aconteça?

Chris D. Bentley, em um artigo escrito para a Association for Talent Development nos ajuda a responder esta questão:

  1.  Programe regularmente o tempo de bem-estar

Pode parecer estranho, mas descobri que muitos funcionários (especialmente em um ambiente de vendas) simplesmente não tiram folga. Por isso, durante as conversas com meus colaboradores ou em reuniões, faço questão de perguntar sobre suas rotinas diárias. Se eu ouço que alguém não fez nenhuma pausa ou dias de folga, eu imediatamente entro em uma conversa mais profunda em um esforço para descobrir o porquê. Se um funcionário se sente sobrecarregado ou estressado, tento determinar o que está causando isso. Também deixo claro que não apenas estou bem em usar o tempo de bem-estar, mas também o encorajo – na verdade, insisto que cada pessoa tire um tempo designado toda semana.

O fato é que, especialmente em vendas, você deve responder rapidamente a consultas, dificuldades, dúvidas e assim por diante. É uma parte do trabalho. No entanto, se você ficar em estado de alerta por 24 horas por dia, o burnout acabará por alcançá-lo. A lei dos retornos decrescentes entrará em jogo: além de um certo ponto, quanto mais esforço você colocar, menos resultados positivos você receberá.

Todo mundo precisa ter tempo fora do trabalho para se concentrar em relacionamentos pessoais, hobbies e outras atividades não relacionadas ao trabalho. Nosso bem-estar depende da descompressão para nos mantermos saudáveis – usando esse tempo de forma recuperativa e construtiva. Agendar check-ins regulares com sua equipe ajudará você a ficar por dentro de quaisquer sintomas de burnout antes que eles se tornem um problema significativo.

2. Crie ambientes positivos e recompense o bom trabalho

Existem várias maneiras de reconhecer e recompensar o sucesso – a mais óbvia é fornecer um bônus ou outra recompensa financeira – mas uma das minhas favoritas é realizar um jantar formal de premiação pelo menos uma vez por ano, onde eu reconheço os melhores desempenhos e celebro seus marcos e conquistas. conquistas. Essas são ótimas experiências de união para uma equipe e ajudam a mostrar aos funcionários que o trabalho duro é notado e apreciado.

Criar encontros sociais casuais frequentes para falar sobre os eventos do dia ou da semana também é uma ótima maneira de reduzir o isolamento, aumentar a camaradagem e trocar perspectivas. Oportunidades para unir a equipe e celebrar o sucesso são aspectos significativos de recompensar um bom trabalho, mas antes de chegarmos a esse ponto, temos que estar cientes de nossa responsabilidade mais ampla de criar um ambiente de trabalho positivo no qual os funcionários se sintam à vontade para serem eles mesmos. Essa cultura deve incluir membros da equipe que se sintam seguros para expressar pensamentos e fazer perguntas sem medo de represálias ou ridículo. Eles também devem acreditar que estão trabalhando em direção a um objetivo comum dentro de um espaço colaborativo. Deve haver um senso de respeito mútuo, e todos devem sentir que as contribuições são valorizadas e que todos contribuem.

Os líderes corporativos são os responsáveis pela criação e manutenção de tal ambiente. Descobri que uma das maneiras mais seguras de perder jogadores de alto desempenho é deixar um “valentão” solto em uma equipe, por exemplo. Gerenciar o ambiente tóxico resultante significará gastar tempo, energia e recursos em questões que nada têm a ver com os verdadeiros objetivos, e os colaboradores logo estarão procurando uma atmosfera mais positiva.

Todos nós queremos nos sentir apreciados por nossos esforços. Reconhecer o bom trabalho, celebrar os sucessos e criar um ambiente positivo garante aos funcionários que você os está preparando para prosperar profissionalmente.

3. Desenvolver e orientar funcionários

O trabalho muito impregnado de mesmice e tarefas rotineiras inevitavelmente resulta em tédio e insatisfação – um ambiente no qual o trabalho se torna um dreno emocional. Descobri que isso é especialmente verdadeiro em cargos de vendas, onde a ambição de crescer profissional e financeiramente é um grande motivador.

É essencial que nós, como gerentes e líderes, reservemos um tempo para desenvolver nossos funcionários – ajudá-los a aprender novas habilidades e oferecer oportunidades de expansão (incluindo liderar projetos) – permitir que eles cresçam profissional e pessoalmente.

De acordo com a 10ª meta-análise de engajamento de funcionários da Gallup – publicada em 2020 e que estudou mais de 82.000 equipes em 230 organizações – funcionários com altos níveis de engajamento produzem substancialmente mais, tratam melhor os clientes (e assim atraem novos) e são mais propensos a permanecer na empresa

Embora sempre presentes e apreciados em realizações gratificantes, os incentivos monetários só funcionam até um certo ponto para manter as pessoas satisfeitas e produtivas. Aqueles verdadeiramente engajados são mais saudáveis, mais felizes, mais eficazes e muito menos propensos a sofrer de burnout.

Com que frequência você revisa os objetivos da empresa com sua equipe? Você faz check-ins regulares para ver como as pessoas estão progredindo? Você está se envolvendo ativamente com eles do ponto de vista do desenvolvimento profissional? Se não, agora é a hora de começar!


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