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5 maneiras de melhorar a saúde mental dos empregados

5 maneiras de melhorar a saúde mental dos empregados

A saúde mental dos funcionários tem sido uma das grandes preocupações das organizações nesse momento de reflexão e rearranjo do formato das relações sociais e profissionais fomentado pela COVI-19. Conheça 5 maneiras de melhorar a saúde mental dos empregados da sua empresa.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação Americana de Psicologia mostrou que quase dois terços dos adultos (63%) disseram que sua vida mudou para sempre a partir da pandemia do COVID-19. Muitos relataram pior saúde mental, menor atividade física, sono perturbado e maior dependência de hábitos não saudáveis – todos os quais têm impacto na saúde e bem-estar dos funcionários, no ambiente de trabalho e na produtividade.

Como líder em sua organização, você provavelmente investe no bem-estar de seus funcionários. O local de trabalho – onde muitos passam a maior parte de suas horas de vigília a cada semana – é frequentemente o ambiente mais estruturado e controlado na vida dos trabalhadores, e muitas vezes é o seu principal meio de apoio social e emocional. Como tal, o local de trabalho é um cenário crítico para compreender e apoiar a saúde mental. O cuidado básico com o bem-estar psicológico dos funcionários é a expectativa fundamental – também conhecida como mesa de apostas – para os negócios competitivos e bem-sucedidos de hoje.

Equipar os trabalhadores para gerenciar o estresse diário e lidar com os desafios inevitáveis que afetam sua saúde mental custa dinheiro, tempo e energia. Mas as evidências mostram que o custo de não apoiar o bem-estar psicológico dos funcionários geralmente é muito maior.

Funcionários com altos níveis de estresse são mais propensos a faltar ao trabalho ou a mostrar menor engajamento e comprometimento, o que pode afetar negativamente os resultados da sua organização.

Mesmo antes da pandemia, os níveis de estresse dos funcionários eram altos. Um estudo de 2017 descobriu que o custo estimado do estresse no trabalho nos Estados Unidos pode chegar a US$ 187 bilhões, com 70% a 90% dessas perdas resultantes de declínios na produtividade. E a pandemia só piorou a situação.

As condições de saúde mental, às vezes incitadas ou exacerbadas por ambientes de trabalho indutores de estresse ou sem apoio, podem ser igualmente caras para os empregadores. O Centro de Saúde Mental no Local de Trabalho da Fundação da Associação Psiquiátrica Americana relata que o custo da depressão sozinho para a economia dos EUA é de mais de US $ 210 bilhões anualmente em absenteísmo e perda de produtividade. De acordo com o Integrated Benefits Institute, a depressão custa aos empregadores $ 17 por funcionário por ano em pagamentos de licença por invalidez. Pessoas com ansiedade e depressão também são mais propensas a desenvolver problemas potencialmente caros com sua saúde física.

Práticas positivas e de apoio no local de trabalho, por outro lado, podem melhorar a saúde física e psicológica dos funcionários, o moral da empresa e seus resultados. A Pesquisa de Trabalho e Bem-Estar de 2021 da APA – American Psychological Association, descobriu que as pessoas que se sentem tensas ou estressadas durante a jornada de trabalho têm três vezes mais chances de dizer que planejam procurar outro emprego, enquanto os funcionários que se sentem apoiados têm maior probabilidade de permanecer, reduzindo os custos de rotatividade de empregados. Promover um ambiente de trabalho positivo e disponibilizar recursos de saúde mental também pode ajudar a atrair os melhores talentos para sua organização – especialmente importante durante a atual escassez de mão de obra.

Mesmo que você já esteja comprometido em proteger e melhorar a saúde mental de seus funcionários, muitas vezes pode ser difícil identificar maneiras práticas de agir e adotar maneiras significativas de fazer a diferença. A pesquisa psicológica aplicada em ambientes de trabalho ressalta fortemente cinco componentes que são essenciais para esses esforços:

1.   Treine seus gestores para promover a saúde e o bem-estar

Saúde e bem-estar

A liderança da sua organização precisa estar engajada para criar uma cultura psicologicamente saudável. Os gerentes e supervisores que trabalham diretamente com os funcionários são essenciais para implementar e sustentar suas políticas e procedimentos e criar um ambiente geral de apoio. Os gerentes de nível médio geralmente são os guardiões do bem-estar dos funcionários – eles determinam se os funcionários podem realmente utilizar os benefícios e recursos que sua organização oferece. Sem a adesão deles, essas oportunidades são discutíveis para muitos funcionários.

Pesquisas demonstram o impacto do treinamento de supervisores e gerentes no bem-estar e na saúde mental dos funcionários. Ensinar os supervisores a apoiar os funcionários e reconhecer os sinais de estresse e problemas de saúde mental ajuda a reduzir a rotatividade e o absenteísmo.

Considere treinar seus gerentes em conjuntos de habilidades que apoiem a saúde mental e relacionamentos positivos. Pesquisas mostram que líderes com até três horas de treinamento de conscientização sobre saúde mental (MHAT) relatam atitudes aprimoradas sobre saúde mental e uma maior motivação para promover a saúde mental no trabalho.

Educar os gerentes a respeitar a harmonia entre vida profissional e pessoal – essencialmente, porque é importante que eles vejam seus funcionários como pessoas inteiras com vidas complexas – pode ajudar os funcionários a gerenciar melhor suas responsabilidades e metas de trabalho e vida e melhorar o desempenho. Um estudo realizado pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) mostrou que o treinamento das lideranças melhorou o bem-estar pessoal e no trabalho dos funcionários (ou seja, aumentou a satisfação no trabalho e reduziu as intenções de rotatividade).

O treinamento de gerentes em práticas de promoção da saúde física e mental também pode ajudá-los a dar o exemplo. Um estudo descobriu que os líderes do Exército dos EUA que foram aleatoriamente designados para treinamento sobre a importância do sono não apenas melhoraram seus próprios hábitos de sono, mas também transmitiram essas melhorias a seus soldados. Outro trabalho mostra que o treinamento de liderança que inclui a promoção do sono pode reduzir a rotatividade e melhorar a satisfação no trabalho.

Os treinamentos de equidade, diversidade e inclusão também estão ligados ao apoio à saúde mental dos funcionários. Eles exigem que líderes e gerentes entendam e executem as políticas e práticas inclusivas de suas organizações, acolham diversos pontos de vista e promovam um local de trabalho psicologicamente seguro. Um clima de trabalho acolhedor e seguro cria confiança entre a liderança e os funcionários, contribui para a satisfação no trabalho e ajuda a minimizar o estresse relacionado ao trabalho.

Além disso, não basta oferecer recursos sem ligar os pontos. As organizações devem treinar gerentes e supervisores para entender a gama de benefícios e programas de saúde e estimular seus funcionários a acessar esses recursos.

2. Aumente as opções dos funcionários sobre onde, quando e como eles trabalham

A COVID-19 trouxe responsabilidades inesperadas e estressores sem precedentes para a vida dos funcionários, e o local de trabalho deve se adaptar à nova realidade. De acordo com a Pesquisa de Trabalho e Bem-Estar de 2021 da APA, 34% dos funcionários dizem que horários flexíveis ajudariam sua saúde mental. Além disso, de acordo com uma pesquisa Gallup de outubro de 2021, 54% dos funcionários que trabalham remotamente disseram que gostariam de dividir seu tempo entre casa e escritório e 37% dizem que querem continuar trabalhando em casa em tempo integral.

O trabalho virtual ou híbrido pode fornecer flexibilidade para pessoas com responsabilidades de cuidado, contornar o preconceito de localização e até mesmo facilitar oportunidades para funcionários de todos os níveis compartilharem ideias, realizando reuniões fora da sala de conferências muitas vezes intimidadora. Mas o trabalho virtual e híbrido pode não ser a solução para todos. O valor de uma abordagem virtual ou híbrida pode depender da função, personalidade, circunstâncias atuais da vida e estilo de trabalho de um funcionário. Da mesma forma, horários de trabalho flexíveis podem ser importantes para alguns, mas não para todos os funcionários, ou podem ser importantes para um determinado funcionário em um determinado momento, mas não em outro momento. A chave é dar aos funcionários a oportunidade para selecionar entre uma série de opções razoáveis ​​que equilibrem as necessidades de negócios com suas circunstâncias pessoais.

Dê uma olhada crítica no que você precisa de sua equipe e priorize a eficácia. Certifique-se de que os princípios de flexibilidade e suporte para o uso eficaz de tal flexibilidade sejam infundidos em todo o ambiente de trabalho, por exemplo, garantindo que seus gerentes compreendam a importância da flexibilidade para si mesmos e seus subordinados diretos. Pesquisas sugerem que trabalhadores com supervisores que priorizam a harmonia família/trabalho experimentam maior satisfação no trabalho e são menos propensos a deixar seus empregos (e incitam despesas caras de rotatividade). Os gestores devem permitir que os funcionários escolham entre opções de trabalho razoáveis ​​que equilibrem as necessidades do negócio e o bem-estar.

3. Reexamine as coberturas com foco na saúde mental, do plano de saúde dos funcionários

Plano de saúde

Para muitos funcionários, os benefícios que promovem o bem-estar são mais importantes do que nunca. De acordo com uma pesquisa Gallup de fevereiro de 2022, 64% dos funcionários dos EUA classificaram o pagamento e os benefícios como muito importantes ao decidir se aceitam um emprego em uma organização diferente. Além disso, 61% citam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e melhor bem-estar pessoal como “muito importante”. Os funcionários estão procurando os empregadores para obter apoio. A Pesquisa de Trabalho e Bem-Estar de 2021 da APA descobriu que 87% dos funcionários dizem que certas ações de seu empregador ajudariam sua saúde mental.

A pesquisa apoia a conexão entre distúrbios de saúde mental e diminuição da produtividade no trabalho. O tratamento para condições como a depressão está significativamente associado à melhoria da produtividade.

Fornecer uma variedade de políticas, recursos e treinamentos gerenciais que promovam uma cultura de trabalho saudável e flexível são estratégias fundamentais para apoiar a saúde mental dos funcionários. A psicologia do trabalho considera essas estratégias de intervenção primárias destinadas a prevenir grandes condições de estresse e saúde mental. Mas mesmo com excelentes estratégias preventivas em vigor, as condições de saúde mental surgirão e os funcionários precisarão de apoio, tornando essenciais os benefícios de seguro de saúde abrangentes que cobrem os serviços psicológicos.

4. Ouça o que seus funcionários precisam e use o feedback deles para evoluir

Feedback

Quarenta e oito por cento dos funcionários dizem que a falta de envolvimento nas decisões contribui para o estresse no local de trabalho (APA, outubro de 2021). De fato, um robusto corpo de pesquisa sugere que, quando os funcionários sentem que têm voz nas decisões organizacionais, é mais provável que permaneçam nesses empregos. Pesquisas mostram que os benefícios psicológicos são especialmente grandes quando os líderes não apenas solicitam feedback dos funcionários, mas o usam explicitamente para informar suas decisões.

Como um exemplo, você pode pedir à equipe sua opinião sobre as políticas de toda a empresa. Use ferramentas como pesquisas anônimas, caixas de sugestões e grupos de foco para coletar feedback e criar oportunidades específicas para ouvir funcionários de diversas áreas. Em seguida, compartilhe os resultados de forma transparente, desenvolva um plano para abordar um ou mais dos problemas identificados e tome medidas. Não é suficiente apenas ouvir o feedback dos funcionários – você deve comunicar quaisquer mudanças positivas na política que você fez com base na opinião deles.

Transmitir proativamente apoio aos seus funcionários também é importante. Os dados da pesquisa durante a pandemia do COVID-19 descobriram que os funcionários valorizam mensagens otimistas e de apoio da liderança. Nas empresas em que os CEOs enviavam regularmente e-mails encorajadores para toda a empresa, os funcionários relataram taxas mais altas de engajamento e um compromisso mais profundo com a organização. Reuniões gerais, mensagens de vídeo e mídias sociais podem ser maneiras eficazes de comunicar empatia e apoio.

5. Dê uma olhada crítica nas políticas de equidade, diversidade e inclusão

Diversidade

Proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo é essencial para promover um local de trabalho psicologicamente saudável e apoiar o bem-estar mental dos funcionários. Experiências de desigualdade e discriminação interpessoal e organizacional estão altamente ligadas ao estresse e podem levar as pessoas a deixar seus empregos.

A Pesquisa de Trabalho e Bem-Estar de 2021 da APA descobriu que trabalhadores negros, hispânicos e LGBTQ+, juntamente com funcionários com deficiência, são mais propensos a planejar deixar seus empregos – especialmente se sofreram discriminação no local de trabalho.

Os dados são claros e demonstram que empresas com altos níveis de diversidade têm melhor desempenho, especialmente quando a gestão é diversificada. Pesquisas descobriram que empresas com gestão diversificada tendem a ser mais produtivas, em até US$ 1.590 por funcionário a cada ano. Políticas que efetivamente garantam a equidade entre todos os funcionários incentivam a participação de vozes mais diversas e a geração de ideias inovadoras, que podem beneficiar a saúde geral da organização. A diversidade não é apenas uma “coisa boa a fazer”, mas necessária para ajudar as empresas a prosperar. Quando funcionários de diferentes habilidades ou origens socioeconômicas sentem que têm acesso igual a promoções no emprego e outros incentivos relacionados, eles estarão mais propensos a contribuir significativamente enquanto estiverem no trabalho

Reveja suas políticas de recrutamento para incluir diversas áreas e universidades para garantir que você esteja procurando talentos com uma variedade de experiências e de diversas origens. Se você estiver implementando iniciativas de diversidade em toda a empresa, certifique-se de que os líderes de nível médio participem ao lado de gerentes e outros funcionários para incentivar e demonstrar adesão no topo da organização.

Fonte: American Psychological Association – APA

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