(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Aprenda a gerenciar o estresse no local de trabalho

Aprenda a gerenciar o estresse no local de trabalho. Nas turbulências econômicas de hoje, downsizing, demissões, fusões e falências custaram a centenas de milhares de trabalhadores seus empregos. Milhões de outros foram transferidos para tarefas desconhecidas dentro de suas empresas e se perguntam por quanto tempo mais serão empregados.

Somando-se às incertezas que os trabalhadores enfrentam estão novos chefes, pressão por maior produtividade, menos benefícios de saúde e aposentadoria e a sensação de que precisam trabalhar mais e mais apenas para manter seu status econômico atual. Trabalhadores em todos os níveis estão enfrentando crescente tensão e incerteza e o medo do desemprego é uma constante.

A perda de um emprego pode ser devastadora, colocando os trabalhadores desempregados em risco de doenças físicas, tensão conjugal, ansiedade, depressão e até suicídio. A perda de um emprego afeta todas as partes da vida e até que a transição para um novo emprego se conclua, o estresse é crônico.

Uma sensação de impotência

O sentimento de impotência é uma causa universal de estresse no trabalho. Quando você se sente impotente, você abre a porta para a depressão, desamparo e desesperança.

Secretárias, garçons, gerentes intermediários, policiais, editores e residentes de medicina estão entre aqueles com ocupações mais estressadas, marcadas pela necessidade de atender às demandas e horários alheios, com pouco controle sobre os eventos. Comum a essa situação de trabalho são as reclamações de muita responsabilidade e pouca autoridade, práticas trabalhistas injustas e descrições de trabalho inadequadas.

Sua descrição de trabalho

Cada funcionário deve ter uma descrição de trabalho específica e escrita. Uma boa descrição do trabalho é limitada no tempo. Defina uma data específica para uma revisão. Se você e seu chefe não concordarem sobre qual deve ser a descrição do seu trabalho, procure outro emprego, seja dentro da mesma empresa ou fora dele. Mesmo nestes tempos econômicos difíceis, é importante que seu trabalho seja uma fonte de satisfação e respeito.

Quando você é um pino quadrado e seu trabalho é um buraco redondo

Lembre-se do velho ditado: “Encontre um trabalho que você ame e você não trabalhará mais um dia em sua vida”. A maioria das pessoas passa cerca de 25% de sua vida adulta trabalhando. Se você gosta do que faz, você tem sorte. Mas se você é o proverbial pino quadrado e seu trabalho é um buraco redondo, o estresse no trabalho prejudica sua produtividade e afeta seriamente sua mente e seu corpo.

Há muitas razões para permanecer em um emprego que não combina com você ou que você não gosta particularmente. Uma razão pode ser a “algema de ouro” – ter salário, pensão, benefícios e “regalias” que mantêm a pessoa presa a um emprego, independentemente das consequências do estresse.

Muitas pessoas estão em empregos que não gostam. A resposta rápida é conseguir um emprego de que gostem ou que corresponda melhor às suas habilidades e interesses. Dedique um tempo para pensar sobre isto, algumas pessoas não têm ideia de que tipo de trabalho gostariam ou que tipo de trabalho seria melhor. Pior, elas não têm a menor ideia de como descobrir essas informações. Então, o primeiro passo é olhar para dentro e identificar o trabalho mais afinado com o ser perfil.

Eventos traumáticos no trabalho

Alguns trabalhos são inerentemente perigosos e outros podem se tornar subitamente perigosos. Funcionários da justiça criminal, bombeiros, motoristas de ambulância, militares e equipes de desastres testemunham muitas cenas terríveis e são expostos a perigos pessoais rotineiramente. Eles geralmente lidam com esses incidentes com competência.

Mas, ocasionalmente, um episódio particularmente ruim ficará com eles, aparecendo em flashbacks de memória e pesadelos. Distúrbios do sono, culpa, medo e queixas físicas podem se seguir.

Mesmo trabalhos comuns podem se tornar traumáticos: um colega de trabalho, chefe ou cliente ameaça fisicamente um funcionário; um ônibus bate em uma viagem de campo; um funcionário é roubado ou feito refém; ocorre um disparo. Tais eventos podem criar transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e resultar em pedidos de indenização aos trabalhadores se não forem tratados por um especialista na área da saúde mental. Então, não tenha receio de pedir ajuda quando necessário.

Ambiente de trabalho

Às vezes, seu ambiente de trabalho cria estresse físico devido ao ruído, falta de privacidade, iluminação deficiente, ventilação deficiente, controle de temperatura deficiente ou instalações sanitárias inadequadas. Ambientes onde há confusão organizacional ou um estilo gerencial excessivamente .autoritário, laissez-faire ou centrado na crise são todos psicologicamente estressantes.

Caso perceba que o seu ambiente de trabalho está causando adoecimento, procure as áreas e pessoas indicadas para ajudá-lo a resolver as questões relacionadas com a ambiência. Se você acha que seu ambiente de trabalho é perigoso para sua saúde e segurança acione o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da sua empresa, ele é formado por colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional, ligue para eles.

Se nada ajudar e o ambiente de trabalho continuar estressante, exerça suas opções de prevenção e consiga um novo emprego. A procura de emprego pode ser estressante, principalmente em tempos de alto desemprego, mas ser moído dia após dia pelo trabalho é muito pior.

Texto adaptado de The Stress Solution por Lyle H. Miller, PhD, e Alma Dell Smith, PhD.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.