(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
Seis passos para se tornar um líder admirado

Para ser um bom líder é preciso gostar de pessoas e de desafios. Porém, estar atento às competências de liderança e desenvolve-las continuamente é fundamental. Veja nos seis passos para se tornar um líder admirado, logo abaixo:

1. Reúna recursos para aprender, atualizar e reciclar competências de liderança. 

Os líderes de sucesso são capazes de mudar sua mentalidade de “ser um grande colaborador individual” para “ser um líder de equipe que motiva os outros a ter sucesso”. Eles tendem a ter uma abordagem mais aberta ao aprendizado do que aqueles presos na mentalidade do colaborador individual. 

Esses líderes são motivados a aprender porque é divertido, emocionante e envolvente, não simplesmente porque lhes trará recompensas, reconhecimento e reconhecimento de outras pessoas. 

2. Desenvolva habilidades para liderar a sua equipe com sucesso. 

Líderes eficazes trabalham em seus conjuntos de habilidades para liderança de equipe.

  • Comunicam-se com os outros levando em consideração o perfil e a maneira como eles sabem se comunicar; 
  • Influenciam os outros a avançar no trabalho e obter apoio para suas decisões; 
  • Forma e lidera equipes bem sucedidas; 
  • Desenvolve as habilidades dos outros, atribuindo-lhes tarefas desafiadoras e fornecendo feedback contínuo. 

3. Mude de “amigo” para “chefe” no trabalho. 

Gerentes iniciantes bem-sucedidos sabem que ex-colegas de trabalho e amigos os verão de maneira diferente. Eles aceitam seu novo papel e estabelecem expectativas claras com seus subordinados diretos, alguns dos quais já podem ser amigos. 

Eles também tratam todos em sua equipe de forma justa e evitam o favoritismo, para que possam se tornar um líder admirado no trabalho. É importante que os gerentes de primeira viagem construam relacionamentos fortes com todos os seus subordinados diretos, mesmo aqueles com quem eles não “clicam”.  

Ao tornar claros os papéis e responsabilidades e acompanhar o progresso de cada membro da equipe, os novos gerentes podem melhorar com sucesso a coesão da equipe. 

Líderes ineficazes têm dificuldade em mudar de “melhor amigo” para “chefe” no trabalho porque não mudaram o roteiro de focar nos relacionamentos pessoais, para focar no relacionamento que têm com sua equipe. 

4. Delegue tarefas – não tente fazer tudo. 

Líderes produtivos impulsionam os resultados da equipe delegando tarefas. Eles estabelecem metas para os membros de sua equipe e dão feedback positivo e corretivo para ajudá-los a se desenvolver. 

Ao não delegar, você transmite a mensagem de que não confia em sua equipe para fazer um bom trabalho. Os membros da equipe ficam estagnados, a produtividade diminui e a empresa sofre.  

5. Veja o quadro geral. 

Novos líderes enfrentam uma mudança abrupta de perspectiva de “outsider” para “insider” quando se trata de política da empresa. Os gerentes de primeira viagem são mais produtivos e satisfeitos com seus empregos quando aceitam a política como parte necessária do quadro geral da liderança. 

É fundamental que os novos líderes coletem informações sobre aqueles ao seu redor: os pensamentos, comportamentos e necessidades de colegas de trabalho e partes interessadas. Eles devem observar o comportamento e determinar o que é apropriado em qualquer situação. 

Além disso, é importante que os gerentes de primeira viagem transitem além de seus círculos atuais e cultivem novas interações com um grupo diversificado de pessoas dentro da organização. Uma perspectiva ampla é fundamental para a  liderança. 

6. Concentre-se no que é certo, não no que é fácil ou egoísta. 

Os líderes carregam a responsabilidade de agir de acordo com o que é certo e melhor para a organização e para aqueles a quem ela serve. Em vez de agir com foco em si mesmo, os gerentes de sucesso avaliam como suas ações afetarão sua equipe, a organização e todos os envolvidos. 

Desenvolver a integridade é essencial e vem com o tempo e a prática. Novos líderes devem trabalhar para estabelecer um código moral e ético forte. É importante não permitir que relacionamentos, pressão de tempo ou dinheiro afetem seu julgamento. 

Líderes que se concentram na integridade constroem relacionamentos de confiança com sua equipe e têm maior probabilidade de serem bem-sucedidos. 

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.