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Dicas para gerenciar e resolver conflitos no local de trabalho

Conheça algumas dicas para gerenciar e resolver conflitos no local de trabalho. Os conflitos são inevitáveis ​​no nosso cotidiano. E quando eles acontecem, a ideia não é tentar evitá-los, mas sim resolvê-los e gerenciá-los de forma eficaz. Quando as pessoas usam as ferramentas apropriadas de resolução de problemas, elas serão capazes de evitar que suas diferenças se transformem em grandes dificuldades.

A resolução de conflitos é parte integrante do mundo corporativo, pois ajuda a distinguir um bom negócio de um ruim. Então, como líder de uma empresa ou de uma equipe, quais etapas você deve seguir para resolver um conflito?

Abaixo estão algumas dicas maneiras pelas quais você pode gerenciar e resolver conflitos de forma efetiva no local de trabalho.

1. Esclareça qual é a fonte do conflito

O primeiro passo para resolver o conflito é esclarecer sua origem. Definir a causa do conflito permitirá que você entenda como o problema veio a crescer em primeiro lugar. Além disso, você poderá fazer com que ambas as partes concordem com o que é o desacordo. E para isso, você precisa discutir as necessidades que não estão sendo atendidas em ambos os lados das questões. Além disso, você precisa garantir a compreensão mútua. Certifique-se de obter o máximo de informações possível sobre as perspectivas de cada lado. Continue fazendo perguntas até ter certeza de que todas as partes conflitantes entenderam o problema.

2. Encontre um lugar seguro e privado para conversar

Para ter uma conversa construtiva, você precisa encontrar um ambiente seguro para conversar. Esse local também permite que você assuma os riscos necessários para uma comunicação honesta sobre os problemas em questão.

Então, antes de tentar resolver qualquer problema, encontre um lugar seguro e privado para conversar. Não escolha o escritório de nenhuma das partes ou um local próximo a elas. E enquanto estiver neste local, certifique-se de que cada parte tenha tempo suficiente para expor suas opiniões sobre o assunto.

3. Ouça ativamente e deixe que todos falem

Depois de fazer com que ambas as partes se encontrem em um local seguro e privado, deixe que cada uma delas tenha a oportunidade de expor seus pontos de vista e percepções sobre o assunto em questão. Dê a cada parte tempo igual para expressar seus pensamentos e preocupações sem favorecer a outra. Adote uma abordagem positiva e assertiva durante a reunião. Se necessário, estabeleça regras básicas. Adotar essa abordagem encorajará ambas as partes a articular seus pensamentos de maneira aberta e honesta, bem como compreender as causas do conflito e identificar soluções.

4. Investigue a situação

Depois de ouvir as preocupações de ambas as partes, reserve um tempo e investigue o caso. Não prejulgue ou apresente um veredicto final com base no que você tem. Vá mais fundo e descubra mais sobre os acontecimentos, as partes envolvidas, os problemas e como as pessoas estão se sentindo. Tenha uma conversa individual e confiante com os envolvidos e ouça com atenção para garantir que você compreenda seus pontos de vista. Você pode fazer isso resumindo suas declarações e replicando-as de volta para eles. Além disso, tente encontrar quaisquer fontes de conflito subjacentes que possam não ser evidentes ou perceptíveis rapidamente.

5. Determine maneiras de atingir o objetivo comum

Ao gerenciar processos de conflito, você precisa ter um objetivo comum, que é resolver o problema e garantir que ele não volte à tona. E para resolver qualquer problema, você precisa estar atento aos diferentes estágios do conflito. Isso permitirá que você procure as formas ideais para atingir o objetivo comum. Depois de esclarecer a fonte do conflito, conversar com ambas as partes e investigar a situação, você precisa se sentar com ambas as partes e discutir as maneiras para atingirem o objetivo comum, que é gerenciar e resolver o problema em questão. Ouça, comunique-se e façam um brainstorming juntos até esgotar todas as opções.

6. Acordar a melhor solução e determinar as responsabilidades de cada parte

Depois de investigarem a situação e determinarem as maneiras pelas quais o problema pode ser resolvido, ambas as partes precisam desenvolver uma conclusão sobre a melhor solução para o problema. E para isso, você precisa identificar as soluções com as quais cada parte pode conviver. Encontre um terreno comum. Depois, determine as responsabilidades de cada parte na resolução do conflito. Além disso, é crucial usar essa chance para identificar a causa raiz e garantir que esse problema não ocorra novamente.

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