(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

Se você quer ser um bom líder, deve estabelecer um processo para desenvolver suas habilidades de liderança e implementá-las de forma eficaz. No entanto, nem sempre esse processo é simples, e às vezes vem com algumas armadilhas disfarçadas. Neste texto iremos  falar de três armadilhas a serem evitadas pelos líderes.

  1. Superestimar um livro de negócios

Os livros, a maior propriedade humana, são o aperitivo para a sabedoria, especialmente para a liderança. Portanto, não é difícil entender por que os livros de negócios se tornam itens indispensáveis ​​para todos os líderes talentosos.

No entanto, seria um erro perigoso superestimar um livro de negócios em particular apenas porque é um best-seller. Quando você super-idealiza o livro, você vai cegar seus próprios olhos com o que você acha que é verdade.

Como muito poucos livros podem ser realmente colocados em prática, qualquer plano construído a partir de um determinado livro pode ser seriamente defeituoso. Consequentemente, sua liderança será questionada por funcionários de sua equipe que consideram sua metodologia infundada e não confiável.

Para liderar com sucesso com o conhecimento obtido de um livro de negócios, você precisa garantir que esse livro esteja alinhado com as circunstâncias únicas de sua organização e que seus programas sejam cuidadosamente preparados e totalmente facilitados. Além disso, levar em conta as possibilidades e os riscos é essencial.

2. Entender mal as habilidades de liderança necessárias

Outra armadilha é não utilizar as habilidades de liderança certas no lugar certo na hora certa. Especificamente, significa que você envolve o conjunto errado de habilidades em diferentes estágios operacionais de sua organização.

Por exemplo, quando seu negócio está em período de crescimento, uma mentalidade inovadora provavelmente é altamente priorizada para habilidades de liderança; mas em tempos difíceis, uma forma de liderança influente pode ser preferida.

Como resultado, sua empresa estará desperdiçando despesas desnecessárias com planos inadequados e os funcionários ficarão insatisfeitos porque não veem a eficiência necessária na maneira como você lidera. Para evitar essa armadilha, você precisa estudar cuidadosamente sua organização, bem como a visão estratégica geral, em cada período específico de tempo antes de decidir quais habilidades de liderança são necessárias naquele momento.

3. Confundir os termos “gerente” e “líder”

Talvez essa seja a armadilha mais complicada no desenvolvimento de liderança, simplesmente porque tanto o cargo de “gerente” quanto o de “líder” fazem o trabalho envolvido no aparato operacional do seu negócio. Se você não consegue distinguir entre gerentes e líderes, pode aplicar mal as habilidades em seu trabalho.

Normalmente, os gerentes se destacam na organização, planejamento e execução de tarefas; os líderes costumam ser bons em criar estratégias, espalhar influência, comunicar, treinar e inspirar outras pessoas. No entanto, os grandes gestores são muitas vezes escolhidos para o cargo de liderança e encontram-se com muitas dificuldades, uma vez que o seu talento natural é mais adequado para os cargos de gestão.

Portanto, sua organização precisa ter uma orientação clara das diferenças entre “gerente” e “líder”, e minimizar equívocos que podem levar a erros no desenvolvimento da liderança.

Em conclusão, o desenvolvimento de liderança é parte integrante de um negócio, e as consequências dessas armadilhas mencionadas podem se tornar ameaças imprevisíveis, tanto em recursos humanos quanto em finanças. Assim, ter uma compreensão completa ajudará você a evitá-las para liderar e ter um melhor desempenho.

Inspirado em um texto de: Yen Phuong Nguyen
Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.