Você já pensou em investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa? Essa é uma das táticas mais eficazes e fundamentais quando pensamos em aumento de produtividade, engajamento e eficiência nas tarefas propostas pela corporação. Mas é importante que você entenda que treinamento e desenvolvimento são duas ações diferentes, mas de igual importância.
Treinamento
Quando falamos em treinamento de colaboradores, queremos dizer sobre o processo de capacitação em torno de um cargo – isto é, quando um cargo é assumido por um novo colaborador, é preciso que ele seja treinado para as responsabilidades e dificuldades que o envolvem. Ele visa, principalmente, diminuir as chances da pessoa cometer erros, ensinar os pontos que demandam mais foco e promover segurança no trabalho.
Como o treinamento, basicamente, prepara uma pessoa (ou um grupo de pessoas) para as habilidades necessárias dentro de sua função na empresa, ele acontece de forma pontual, em um curto período de tempo – semanas, dias ou até mesmo em poucas horas já são o suficiente.
Esse processo deve acontecer de forma rápida, exatamente por sua característica pontual; urgente: enquanto ele não ocorre, a empresa pode estar produzindo menos do que deveria ou pode ser que o funcionário em questão esteja propenso a causar desperdício ou se envolver em acidentes de trabalho.
Desenvolvimento
Já o processo de desenvolvimento visa o crescimento do indivíduo dentro de habilidades profissionais que seu trabalho demanda. Enquanto o treinamento olha para a antecipação de problemas do presente, o desenvolvimento se foca em antecipar os do futuro – como tendências e oportunidades de mercado, novas metas, demandas do consumidor, imagem da empresa, produtividade e inovação.
Sua duração pode variar mais do que o tempo necessário para um treinamento – aqui, dependendo do aprofundamento das ações propostas, ele pode precisar de um período maior para surtir o efeito pretendido.
Se sua empresa conta com uma equipe de Design, por exemplo, você pode procurar sempre alimentá-la com palestras e até mesmo cursos que envolvem competências da área – essa é uma forma despertar ou criar novas habilidades, garantindo a melhora do desempenho, da expertise e dos resultados apresentados pela equipe, além de novos insights para o que pode ser produzido por eles.
Outro exemplo é o programa de desenvolvimento de líderes, que, visando uma melhor gerência dos outros colaboradores, reflete em equipes mais bem qualificadas e, portanto, em melhores resultados finais para a empresa.