(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

De certa maneira, identificar as características de uma equipe de alta performance é uma atividade que não demanda muita dificuldade. Afinal de contas é um trabalho de identificação dos pontos em comum entre os times que estão sendo comparados.

Mas existe alguns pontos que estão no DNA de uma equipe de alta performance, são características que só quem vive em um time desses que é capaz de reconhecer.

E agora vou passar em todos esses pontos e descrever como as equipes os utilizam para alcançar a alta performance.

Então, tome nota dos pontos que irei falar agora, porque tenho certeza que serão uteis para você e seu time.

Transcender o objetivo normal

Transcendente por definição é: que excede os limites normais; superior, sublime.

Equipes de alta performance normalmente não tem “apenas” o objetivo de entregar algo, mas eles querem algo a mais.

Uma equipe de alta performance deseja ser a diferente, buscar criar uma história e ser lembrada por todos. São times que almejam e correm atras de serem os melhores no que fazem.

Por exemplo, eu já vi equipes de desenvolvimento terem o objetivo de plantar uma arvore rara a cada incremento funcional entregue, já vivenciei equipes que se juntaram a alguma causa social.

Percebe o que é ser transcendente? É realmente ser diferente, especial e único!

Objetivos transcendes são facilmente observados no esporte, afinal de contas, de onde você acha que a Seleção Brasileira de Volei Masculina tirou motivação para ganhar tudo que disputou, chegando a ser definida como a melhor equipe de jogos coletivos da história.

Ter objetivo claro é muito importante, mas para ter alta performance a equipe deve querer mais do que “só” entregar valor.

Diga não à passividade

Quantas vezes já vi uma reunião diária começar e acabar da mesma maneira? Ou seja, as pessoas se levantam, falam o andamento das coisas e no final simplesmente sentam em seus lugares e segue cada um o seu trabalho.

E nas plannings? Ninguém se manifesta ou discute para propor ideias ou até na retrospectiva onde todo mundo só fica no celular e sempre se discute os mesmo problemas… enfim, o comodismo.

Acomodação é um cenário onde o time até tem um bom resultado, mas é um cenário de passividade total.

Uma equipe de alta performance não pode ser passiva, pelo contrário deve ser uma equipe extremamente ativa. Que não vai aceitar a situação comoda de como as coisas estão.

Podemos afirmar que equipes de alta performance são equipes agressivas.

Eles tem a agressividade para resolver os problemas e nunca cair no comodismo.

Normalmente essa equipe está sempre discutindo algo referente ao seu trabalho, buscando como melhorar um processo ou alguma solução que alguém já tinha dado. É um time inquieto e que sempre vai estar ativo e combatendo os problemas.

Descentralização de habilidades

Escutei uma vez que um time de especialistas é um “dream team” para resolver qualquer problema.

Também já vi situações onde os gestores alocaram mais especialistas em determinadas ocasiões para resolver um problema de produtividade. E advinha? Não conseguiram resolver.

Antes de continuar, gostaria de falar que eu não tenho nada contra os especialistas, mas é um fato que não é em qualquer time que eles funcionam.

Especialistas são excelentes para resolver problemas pontuais e diferenciados, onde eles entram resolvem e o time segue a vida.

Um especialista em um time irá sofrer e fazer o time sofre também. Provavelmente ele iria assumir uma quantidade de problemas diferenciada e iria atuar sozinho para resolver e de fato ele vai resolver.

Essa atitude vai gerar dependência e isso vai gerar desperdício e ociosidade das pessoas do time.

Em resumo, um dos segredos de uma equipe de alta performance é descentralizar as habilidades.

Liderança focada em evolução de pessoas

Não tem como falar de equipe de alta performance sem falar de liderança. Principalmente pelo importante papel de um líder na formação de uma equipe de alto desempenho.

Ter uma liderança que esteja focada no melhor para as pessoas do time é um dos principais segredos de uma equipe de alta performance.

O líder deve estar focado em dois principais pontos que são: Evolução das Pessoas e Relação de Confiança.

Equipes de Alta Performance tem os seus membros em constante evolução técnica e pessoal. Por isso é comum a liderança estar sempre mapeando os gaps de cada membro e atuando quase que cirurgicamente na evolução desses pontos.

Assim é comum treinamentos internos, externos e até mesmo uma forte presença dos membros do time em eventos da comunidade local.

Outra ferramenta bastante utilizada é o Coaching e Mentoring das pessoas, onde acontece um acompanhamento mais próximo e mais focado no lado pessoa e comportamental da pessoa. Reuniões de one-on-one e feedbacks são constantes.

Entretanto, o melhor caminho é o desenvolvimento contínuo, realizado através de Programas de Desenvolvimento, que aqui na GPDH podem ser inclusive customizados para atender a realidade de qualquer empresa. A proposta é dar espírito para as equipes, energizar os seus componentes e fazê-los sentirem-se capazes de experimentar quaisquer desafios.

Gestão de Sistemas e não de pessoas

Atualmente estamos vivendo uma nova revolução da gestão, inclusive com uma forte presença da Gestão 4.0, onde o foco passa a estar na gestão de sistemas e não de pessoas.

Um ambiente onde os gestores controlam as pessoas é um ambiente que irá “matar” a criatividade e liberdade. Logo, terá um impacto imediato nos resultados.

Em ambientes de comando e controle, existe a cultura de procurar culpados e não de criticar os sistemas em que essas pessoas estão.

Agora que você já conhece os segredos das equipes de alta performance, coloque-os em prática!

    Receba mais Informações

    Fonte: Método Ágil

    Sobre o autor

    Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

    Posts Relacionados

    Deixe um Comentário

    Programas de Desenvolvimento

    Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

    Comentários

      Quem Somos

      A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.