(31) 3295-3425 (31) 99971-3425

No atual cenário de fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade que o mundo BANI nos apresenta várias competências têm sido repensadas e requisitadas. Dentre elas a resiliência tem tido um grande destaque principalmente quando as pessoas envolvidas são profissionais que exercem funções de liderança. Conheça os 7 pontos-chaves para melhorar a sua resiliência

Mas, o que é resiliência? O que se espera de um líder resiliente?

Segundo um artigo publicado pela Association for Talent Development, um líder resiliente é alguém que pode manter seu nível de energia sob pressão, se recuperar rapidamente de contratempos, se adaptar bem às mudanças e continuar enfrentando adversidades. Ele também deve superar essas dificuldades sem se envolver em comportamentos disfuncionais que possam prejudicá-lo, sua equipe ou sua empresa. Os líderes mais resilientes têm uma mentalidade construtiva e aprendem continuamente.

Você é um líder resiliente? Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo:

  • Você fica exausto quando se depara com contratempos? Você acha difícil continuar tentando?
  • Você pode sustentar sua energia por tempo suficiente para se recuperar após a adversidade?
  • Você se adapta bem às mudanças?
  • Você mantém uma atitude positiva quando está enfrentando um conflito?
  • Você pode encontrar soluções para problemas quando confrontado com a ambiguidade?
  • Você mantém uma mentalidade construtiva durante os tempos difíceis?
  • Você é treinável?

Geralmente todos respondem não a pelo menos uma dessas perguntas, então é um bom momento para falarmos dos sete segredos que ajudam a fortalecer a resiliência.

Veja o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS 4.0 – PDC4

1. Líderes resilientes comunicam-se poderosamente

Como um líder pode inspirar e conduzir outras pessoas em tempos de turbulência? Se ele agir individualmente e não informar os outros sobre o que está tentando fazer, ele será ineficaz. Você não pode ser um líder se não tiver ninguém para liderar; portanto, ter uma boa estrutura de comunicação eficaz é fundamental

Para serem resilientes, os líderes precisam lembrar que tudo o que eles dizem ou fazem comunicará algo a alguém, e eles têm uma capacidade limitada para se comunicar. Esses princípios ajudam a garantir que os líderes comuniquem com eficácia suas intenções à equipe, para que possam manter relacionamentos importantes que irão ajudá-los a ter o sucesso que almejam

2. Líderes resilientes constroem relacionamentos positivos

Os líderes resilientes sabem que o sucesso requer relacionamentos eficazes e positivos. Eles constroem relacionamentos de confiança e criam equipes fortes. Para fazer a mudança, os líderes precisam ter outros se movendo na mesma direção que eles estão indo. Eles fazem isso construindo relacionamentos positivos. Uma das maneiras pelas quais eles podem construir esses relacionamentos é desenvolvendo outros líderes.

3. Líderes resilientes desenvolvem outros líderes

Líderes resilientes constroem relacionamentos positivos desenvolvendo outros líderes.

Os líderes mais resilientes estão interessados ​​em seu próprio crescimento e também no desenvolvimento dos outros. Os líderes intrinsecamente resilientes sabem que quando alguém encontra uma falha, isso nada mais é do que um feedback para seguir em frente.

Este princípio do código mental construtivo – que o fracasso é apenas feedback – ajuda no desenvolvimento de outras pessoas; aqueles que eles orientam sabem que o aprendizado acontece com os erros e acertos.

Os líderes mais resilientes querem feedback para si próprios e são mais propensos a dar feedback e treinar os outros porque desejam um feedback sincero em troca.

Os líderes resilientes têm mais sucesso quando desenvolvem outros líderes com a mesma capacidade de se recuperar diante da adversidade. Ao desenvolver outros líderes, os líderes resilientes demonstram como ser treináveis.

4. Líderes resilientes são treináveis

Tornar-se um líder mais resiliente requer alguma mudança de comportamento. A mudança de comportamento envolve uma mentalidade construtiva. Ser treinável significa que você está pronto para fazer o que for preciso para mudar, transformar ou melhorar.

A mudança de comportamento requer uma mentalidade construtiva: a capacidade de ouvir feedback, se esforçar e adotar comportamentos habilidosos. Líderes resilientes têm essa mentalidade, e aqueles que ainda não têm podem desenvolvê-la. Se você for treinável, pode aprender a estar aberto a feedback e solicitar feedback de outras pessoas. Líderes resilientes não apenas solicitam feedback e seguem em frente; eles fazem melhorias com base no feedback que recebem. É essa atitude ousada de pedir feedback, mesmo quando não é oferecido, que nos leva à próxima chave para nos tornar um líder resiliente; líderes resilientes são ousados ​​tomadores de risco.

5. Líderes resilientes são ousados ​​tomadores de risco

Líderes resilientes assumem riscos ousados ​​e tentam coisas novas. Assumir riscos não é tão importante quando os tempos são estáveis; no entanto, quando os tempos são turbulentos ou mudam rapidamente, é importante para um líder não ter medo de assumir riscos e fazer jogadas ousadas sem ter muito tempo para tomar a decisão.

Líderes resilientes se adaptam bem às mudanças e continuam enfrentando adversidades. Eles têm uma mentalidade construtiva e aprendem continuamente. Essa abordagem funciona bem quando o mundo está mudando rapidamente e, às vezes, é a diferença entre uma organização se manter à tona ou dobrar. Essa capacidade de fazer mudanças ousadas geralmente está relacionada à sua capacidade de se adaptar e defender a mudança.

6. Líderes resilientes são campeões da mudança

Os líderes resilientes estão dispostos a mudar a si próprios, bem como a fornecer a liderança necessária para garantir que sua equipe e sua organização também mudem.

A mudança exige coragem e requer uma visão sobre para onde a organização está se dirigindo. Líderes resilientes lideram a mudança e geralmente são os que defendem a mudança dentro de sua área de autoridade na organização.

Agora, mais do que nunca, como tudo ao nosso redor parece estar mudando, é importante ter alguém com uma visão clara no comando. Um líder com uma visão inspira ação. Uma visão poderosa pode reunir ideias, pessoas e outros recursos, mesmo quando parece que tudo é incerto. Os líderes resilientes podem fornecer o farol proverbial quando as coisas estão incertas, o que ajuda a criar a energia necessária para fazer a mudança acontecer. Líderes resilientes com uma visão inspiram os indivíduos, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor.

7. Líderes resilientes são decisivos

Embora os líderes frequentemente defendam a mudança, eles também devem tomar as decisões necessárias para implementá-la. Tomar decisões é difícil porque nenhuma pessoa possui todos os dados ou entende todas as possibilidades. Mas as organizações não podem seguir em frente até que uma decisão seja tomada. Os líderes mais resilientes são eficazes na tomada de decisões e no progresso rápido.

Se um líder resiliente toma a decisão errada, ele rapidamente toma uma decisão diferente e pivota. Muitas vezes ajuda a ser mais suave na transição, pois eles assumem riscos ousados, são defensores da mudança e construíram uma confiança duradoura dentro de sua organização.

E então, foi útil conhecer os 7 pontos-chaves para melhorar a sua resiliência?

Veja o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS – PDCC
Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.