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5 dicas para sua vida profissional

Em um artigo escrito pelo cientista social Joseph Grenny para Association Talent Development ele propõe de forma muito lúcida 5 dicas para melhorar sua vida profissional.

A seguir, vamos compartilhá-lo com você:

A maioria dos funcionários se sente frustrada, preocupada, chateada ou desanimada em algum momento durante o dia de trabalho. Por quê? Porque ou discordam do chefe, não apoiam a sugestão de um colega ou possuem opiniões diferentes da maioria dos colegas.

No entanto, quase nenhum desses funcionários compartilha suas opiniões de forma a obter resultados. Ou eles se calam porque acreditam que é imprudente discordar da maioria e da autoridade, ou mantêm suas opiniões divergentes por dentro até que finalmente estourem e correm o risco de passar do silêncio para uma situação de violência.

Mas, não precisa ser assim.  Quando empregamos habilidades adequadas de conversação no trabalho, elevamos nossa capacidade de influenciar decisões, melhorar relacionamentos e falar o que pensamos de uma maneira que seja ouvida.

Use estas 5 dicas para melhorar sua vida profissional:

1. Inverta seu pensamento

A maioria de nós decide se deve falar pensando nos riscos de expressar nossas opiniões. Aqueles que têm mais capacitação em comunicação não pensam primeiro nos riscos de falar. Eles pensam primeiro nos riscos de não falar. Eles percebem que, se não compartilharem suas visões únicas, terão que conviver com as más decisões que serão tomadas como resultado da ocultação de suas opiniões informadas.

2. Faça uma pergunta a si mesmo

Conversas cruciais despertam emoções fortes. O cérebro desliga e reagimos imediatamente, em vez de pensar em como responder. A pessoa sábia se fará esta pergunta: O que eu realmente quero? Use esta pergunta para ativar e focar seu cérebro e difundir suas próprias emoções fortes.

3. Torne o ambiente seguro

O antídoto para a defesa em conversas cruciais é promover um ambiente seguro. As pessoas podem ouvir um feedback difícil, desde que se sintam seguras com a pessoa que o está dando. Como você cria segurança? Você ajuda os outros a entender que você se preocupa com os interesses deles tanto quanto se preocupa com os seus. Quando eles acreditam que isso é verdade, eles ouvem suas opiniões. Quando isso não acontece, eles fecham.

4. Empatia

A chave para influenciar é a empatia. Antes de iniciar uma conversa crucial, um líder influente pensa cuidadosamente sobre como os problemas que deseja levantar estão afetando ou afetarão a outra pessoa. Eles pensam nas consequências naturais da situação para a outra pessoa e assume que essas consequências sempre existem. Por exemplo, se um subordinado direto parece incompetente, é provável que sua incompetência seja tão frustrante para eles quanto para os outros. O problema é que eles não veem como suas fraquezas estão conectadas às suas próprias preocupações. No entanto, se você puder ajudá-los a ver como seus próprios interesses são atendidos ao abordar o problema, eles estarão naturalmente motivados a se engajar em soluções.

5. Estimule o  Diálogo

Depois de criar um ambiente seguro, é hora de compartilhar suas opiniões. Em seguida, convide opiniões divergentes, incentivando a outra pessoa a discordar de você. Aqueles que são os melhores em conversas cruciais querem aprender – não apenas expor seu ponto de vista. Se seu objetivo é apenas despejar seu ponto de vista sobre os outros, eles resistirão à sua influência. Se você estiver aberto a ouvir os pontos de vista dos outros, eles estarão mais abertos ao seu.

Essas dicas não fornecerão instantaneamente tudo o que você precisa, mas começarão a aumentar sua influência. Em vez de contribuir para os problemas “encenando” suas preocupações, você estará falando sobre elas – com o potencial de encontrar uma solução.

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