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Segurança Psicológica

De tempos em tempos surgem alguns termos novos. Alguns passam como meteoros, chamam a nossa atenção, mas desaparecem rapidamente. Outros por sua vez chegam para ficar, são marcantes e nos oferecem uma grande oportunidade de refletir, reavaliar e repensar algumas questões que até então estavam esquecidas em algum lugar dos nossos arquivos mentais.

Este é o caso do termo: Segurança Psicológica. Apesar desse conceito ter sido criado em 1999 pela professora Amy Edmondson, da Harvard Business School. Ele tem ressurgido com uma grande intensidade principalmente em virtude de alguns estudos realizados recentemente pelo departamento de recursos humanos do Google.

A executiva Maya Hu-Chan, que foi classificada como uma das oito melhores pensadoras de soluções globais do mundo pela Thinkers50 e um dos 30 maiores gurus de liderança do mundo em 2013, escreveu um artigo muito interessante sobre segurança psicológica no site da Association for Talent Development – ATD.

Nesse artigo Maya Hu-Chan relata que quando o departamento de operações de pessoal do Google (sua versão de recursos humanos) decidiu estudar o que motivava as equipes de maior desempenho da empresa, eles ficaram surpresos com os resultados. Acontece é que eles perceberam que não é uma combinação mágica de conjuntos de habilidades, características individuais, experiências educacionais ou mesmo históricos culturais que tornam uma equipe bem-sucedida. É algo que vai além disso.

Durante um período de dois anos, o Google estudou os atributos de mais de 180 pessoas de suas equipes. A concluir os estudos, o departamento de operações de pessoal descobriu que o sucesso de uma equipe não depende de quem está nela; depende de como os funcionários se sentem como membros da equipe. A maneira como os membros da equipe interage, estruturam o seu trabalho e percebem as suas contribuições é o que gera o maior efeito no sucesso dessa equipe.

Muitas situações contribuíram para que os funcionários se sentissem assim em suas equipes de alto desempenho. Mas o Google descobriu que uma delas, a mais crucial, é situação relacionada à segurança psicológica.

O que é segurança psicológica?

O Google define segurança psicológica como um estado de ser. É o sentimento que os membros da equipe têm quando acreditam que podem correr riscos sem se sentirem inseguros ou constrangidos. Eles se sentem seguros mesmo se mostrando vulneráveis ​​um na frente do outro.

Por que isso é importante?

Quando os trabalhadores sentem que estão seguros para assumir riscos, eles não têm medo de falhar. Eles estão abertos para tentar algo novo e desafiar o status quo. Eles se tornam mais criativos e inovadores. Eles têm um desempenho superior porque se esforçam para obterem o melhor como equipe, em vez de se protegerem como indivíduos.

Como desenvolver a segurança psicológica?

A segurança psicológica não é responsabilidade apenas dos líderes. É preciso uma equipe inteira para cocriar esse ambiente. Aqui estão três etapas para iniciar o processo:

  1. Estabeleça o turno de conversação.

Quando uma equipe funciona em harmonia, cada membro fala a mesma quantidade de tempo. Uma ou duas pessoas não dominam a discussão. Todos sentem que tiveram a oportunidade de contribuir, e ninguém se detém. Esse tipo de equilíbrio não acontece automaticamente. É preciso intenção e prática. Muitas vezes, é tão simples quanto estar ciente de quem não está falando e incluí-lo na conversa. Mas também existem outras abordagens. Maya Hu-Chan comenta que trabalha com um líder que descobriu uma maneira engenhosa de atingir esse equilíbrio. Se ele ou qualquer outra pessoa da equipe perceber que alguém não está contribuindo, eles entregam a essa pessoa uma pequena pedra. Se alguém está com a pedra, é a vez de falar. A pedra é passada silenciosamente, discretamente, e é uma forma de dizer: “Adoraria ouvir o que você pensa”.

2. Verifique o comportamento negativo.

Se uma equipe tem um histórico de comportamentos destrutivos, como comentários sarcásticos, observações humilhantes ou outras micro iniquidades, é função do líder evidenciar esses comportamentos e desencorajá-los. Então, cabe a toda a equipe monitorar uns aos outros e a si próprios para garantir que esses comportamentos não continuem. Se o fizerem, os comportamentos podem corroer relacionamentos e impedir o progresso em direção à segurança psicológica. Uma equipe funciona melhor quando o ego individual está fora da sala e há respeito mútuo entre cada membro.

3. Desenvolva uma alta sensibilidade social.

Muito do que comunicamos não é verbal. Transmitimos tanta informação em nosso tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal quanto o fazemos em nossas palavras. Quando uma equipe tem uma cultura de respeito mútuo, as pessoas nela têm uma consciência maior do que seus colegas estão comunicando. Eles são sensíveis a como os outros membros da equipe se sentem e reagem. Este é um componente chave da segurança psicológica.

A pesquisa do Google revelou um fato fascinante adicional: de acordo com um relatório de Julia Rozovsky da equipe de operações de pessoal do Google, os funcionários que trabalham em equipes com segurança psicológica também têm um desempenho mais forte como indivíduos. Eles são menos propensos a deixar a empresa, mais propensos a adotar ideias diversas, gerar mais receita e são mais propensos a serem avaliados como eficazes pela administração.

Então, se você deseja resultados semelhantes aos do Google para uma equipe que você lidera ou para uma equipe da qual você faz parte, comece abraçando uma cultura de respeito, sensibilidade social e a ideia de que é responsabilidade de todos cocriar um ambiente psicologicamente seguro.

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