fbpx
(31) 3295-3425 (31) 99449-7090

Comunicação e relacionamentos interpessoais são quesitos básicos para a nossa sobrevivência. Desde o momento do nascimento, os seres humanos dependem uns dos outros para satisfazerem as suas necessidades básicas. Com isso, as crianças passam a associar o contato pessoal próximo à satisfação das necessidades básicas. Mais tarde na vida, continuamos a buscar contato pessoal pelo mesmo motivo, embora saibamos que somos capazes de satisfazer nossas próprias necessidades sem depender de terceiros para sobreviver. Além disso, estar perto de outras pessoas se torna um hábito e as necessidades físicas básicas da infância se expandem para incluir necessidades emocionais e sociais também. Isso pode incluir a necessidade de elogio, respeito, afeto, amor, realização e assim por diante. São essas necessidades adquiridas por meio do aprendizado social que nos motivam, como humanos, na busca da comunicação e dos relacionamentos interpessoais que possam satisfazer nossas necessidades ao longo de nossas vidas.

As relações interpessoais

Os relacionamentos interpessoais de qualidade não surgem do nada. Eles são construídos e alicerçados no dia a dia através dos nossos comportamentos, ações e reações. Construir bons relacionamentos exige esforço e quando construídos requerem manutenção constante.

Um relacionamento interpessoal é uma associação entre duas ou mais pessoas que pode variar de passageira a duradoura. Essa associação pode ser baseada em inferência, amor, solidariedade, interações comerciais regulares ou algum outro tipo de compromisso social.

As relações interpessoais são formadas no contexto de influências sociais, culturais e outras. O contexto pode variar desde relações familiares ou de parentesco, amizade, casamento, relações com associados, trabalho, clubes, vizinhanças e locais de culto religioso. Elas podem ser regulamentadas por lei, costume ou acordo mútuo e são a base dos grupos sociais e da sociedade como um todo.

 Um relacionamento é normalmente visto como uma conexão entre indivíduos.  Como um relacionamento romântico ou íntimo entre casais, um relacionamento parental entre pai e filho, profissional entre colegas, social entre amigos etc. Os indivíduos também podem ter relacionamentos com grupos de pessoas, como a relação entre um líder e sua equipe, um avô e uma família ou um prefeito e uma cidade. Finalmente, grupos ou mesmo nações podem ter relações entre si. Quando um relacionamento é saudável, a felicidade é mostrada e o relacionamento se torna uma prioridade.

As relações interpessoais são sistemas dinâmicos que mudam continuamente durante a sua existência. Como os organismos vivos, os relacionamentos têm um início, uma duração de vida e um fim. Eles crescem e melhoram gradualmente, à medida que as pessoas se conhecem e se tornam mais próximas emocionalmente, ou se deterioram gradualmente à medida que as pessoas se afastam, seguem em frente com suas vidas e formam novos relacionamentos com outras pessoas.

 Benefícios de relacionamentos interpessoais satisfatórios

Bons relacionamentos requerem gerenciamento, esforço e atenção, mas o investimento compensa de várias maneiras. Laços especiais com outras pessoas são importantes para a saúde física e mental. Várias pesquisas apoiam a ideia de que, se tivermos relacionamentos fortes e afetuosos com outras pessoas, teremos mais probabilidade de sermos saudáveis ​​e vivermos mais. Relacionamentos satisfatórios com a família e amigos promovem o sucesso na carreira e nos sentimos mais protegidos e felizes. Relações ruins, por outro lado, podem promover depressão, abuso de drogas, problemas de peso e outros problemas de saúde mental.

Qual é a importância da comunicação para os relacionamentos interpessoais?

A comunicação é vital em qualquer relacionamento. Afinal, sem comunicação, a grande maioria dos relacionamentos não funciona. É importante dizer ao seu parceiro, família e amigos o que você está pensando, o que você está sentindo.

A comunicação é importante em qualquer relacionamento interpessoal, pois permite compartilhar efetivamente sentimentos, opiniões e expectativas. Muitas pessoas não conseguem se comunicar por medo de rejeição ou medo de que acabem incomodando ou até mesmo perdendo seu parceiro, familiares ou amigos.

Aqui estão apenas alguns motivos que destacam a importância da comunicação nos relacionamentos:

  • Conhecer um ao outro

A chave para determinar se você é compatível com outra pessoa é se comunicar com ela a partir do momento que vocês se conhecem. Desde a compreensão de seus gostos, desgostos e até uma visão sobre suas experiências de vida, suas crenças e seus valores. Uma comunicação aberta e frequente é essencial se você deseja realmente conhecer alguém e permitir que essa pessoa também te conheça.

  • Evitar mal-entendidos

Outro motivo para se comunicar de forma eficaz é evitar mal-entendidos, que podem levar a uma ruptura da comunicação ou do relacionamento como um todo. Com isso em mente, sempre diga o que você está sentindo. Expresse suas opiniões e não tenha medo de dialogar a fim de chegar a um acordo para aquelas situações que são significativas para você.

  • Definir expectativa claras

Todos nós temos expectativas diferentes na vida. Em qualquer relacionamento, é importante que essas expectativas sejam deixadas claras desde o início, para evitar que uma parte incomode a outra sem perceber. Sempre seja aberto e honesto e nunca tenha medo de defender o que você acredita. Depois que as expectativas forem definidas, você deverá ser capaz de desfrutar de um relacionamento saudável, positivo e satisfatório.

  • Lidar com o problema que está lhe incomodando

Se algo está te incomodando, reserve um tempo para conversar sobre isso. Reprimir seus sentimentos ou varrer um problema para debaixo do tapete pode acabar causando mais mal do que bem. Lembre-se na maior parte das vezes as pessoas não têm consciência daquilo que te incomoda. Se você falar para elas, possivelmente o problema irá continuar e um bom relacionamento corre o risco de não prosperar.

Então, para finalizar, vamos ressaltar a necessidade de investirmos em uma boa comunicação. Nós vimos a importância que os relacionamentos têm para as pessoas. Vimos que bons relacionamentos interpessoais contribuem para a nossa qualidade de vida, para a nossa saúde física e mental. E concluímos: bons relacionamentos são construídos através de uma comunicação clara, objetiva e empática.

O CURSO ABAIXO É 100% ONLINE. VOCÊ VAI GOSTAR.

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Posts Relacionados

2 Respostas

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Quem Somos

A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.