(31) 3295-3425 (31) 99971-3425
5 PROGRAMAS DE TREINAMENTO PROFISSIONAL QUE TODA EMPRESA PRECISA TER

Este texto, que fala dos 5 programas de desenvolvimento profissional que toda empresa deveria implantar foca na importância que deve ser dada ao desenvolvimento dos empregados pelos seus gestores.

Ao investir na capacitação profissional a organização aumenta o seu capital intelectual, incrementa a sua cultura de mapeamento e desenvolvimento das competências para as respectivas funções e mantem coerente o discurso: “o empregado é o seu maior patrimônio”.

Esse discurso precisa ser coerente, ele precisa acontecer na prática. Se os empregados são o maior patrimônio então eles precisam ser muito bem preparados e cuidados, caso contrário a empresa não vai performar da forma que gostaria.

Se vocês pensarem bem, realmente nenhuma organização realiza qualquer objetivo sem os seus empregados. Sem eles a empresa é apenas um espaço físico com equipamentos, móveis e salas vazias. São os empregados que fazem as coisas acontecerem, desde os projetos até a entrega ao consumidor final.

Então, se queremos uma empresa forte e bem sucedida é preciso capacitar os funcionários para desempenharem com eficiência as suas atividades. Isso se faz desenhando as competências necessárias para cada função e, em seguida, promovendo o desenvolvimento através de programas bem estruturados de capacitação e treinamento.

Qualquer empresa que investe no desenvolvimento dos seus colaboradores está na verdade investindo em seu próprio sucesso. Ao treinar bem o seu pessoal ela está estruturando um local de trabalho saudável, aberto ao aprendizado, ao compartilhamento de experiências, adaptável, flexível e apto a mudanças.

Embora existam muitos programas de treinamento disponíveis, alguns são básicos e essenciais para o sucesso dos empregados no trabalho e nas suas vidas pessoais.

Então, pensando nisso, nós da GPDH Treinamento e Desenvolvimento preparamos 5 programas de treinamento e já o implantamos em várias empresas. Temos medido os resultados junto com os nossos clientes e eles têm sido excepcionais.

Conheçam um pouco sobre cada um dos programas:

1. Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance – PDLAP

            O papel do líder é importantíssimo em qualquer empresa, é ele que influencia e motiva as suas equipes no que se refere a obtenção de resultados e no desenvolvimento de uma cultura forte e baseada nos valores da organização.

             Apesar do líder ser um dos maiores responsáveis pelo sucesso da corporação, muitos ainda não recebem o treinamento e a capacitação que precisam para desempenharem plenamente o seus papeis. Vários deles, na verdade, não recebem nenhum treinamento, nenhuma capacitação para desempenharem essa função tão importante e complexa. Geralmente, eles aprendem na marra, no dia a dia, muitas vezes na tentativa e erro.

                        O fato das empresas promoverem líderes sem lhes dar o devido treinamento gera uma série de problemas, pois apesar desse profissional ser muito competente, inclusive foi por isso que ele foi promovido, ele nunca desempenhou a função de líder antes. Ele precisa ser treinado e capacitado, caso contrário a empresa vai correr o risco de ver líderes com grande potencial de sucesso se deram mal por não terem as técnicas e as ferramentas que precisam antes de iniciarem a jornada de liderança das suas equipes.

            O PDLAP desenvolvido pela GPDH Treinamento e Desenvolvimento atende aos líderes de diversos níveis, desde supervisores até diretores, e se propõe equipar esses profissionais com as mais modernas e efetivas técnicas do mercado.

            A metodologia utilizada na realização do programa é altamente dinâmica e os participantes são desafiados a trazerem problemas da vida real e das situações de trabalho para serem resolvidas no decorrer do treinamento.

             Ao final do prazo estipulado, o Programa de Desenvolvimento de Líderes Alta Performance consegue devolver às empresas líderes bem treinados, confiantes e de alta performance.

 2. Programa de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance – PDEAP

Líderes de alta performance precisam desenvolver uma equipe de alta performance. Uma equipe diferenciada não se faz em um passe de mágica. Ela é desenvolvida em um processo constante e altamente técnico. Um bom Programa de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance vai possibilitar ao líder colocar todo o potencial da sua equipe na realização de estratégias diferenciadas para o alcance de seus objetivos.

O primeiro requisito de uma equipe de alta performance é desenvolver plenamente a competência de trabalhar em equipe. Seus componentes precisam desenvolver uma forte relação de confiança, uma grande capacidade de compartilhar suas dúvidas e experiências e uma grande habilidade de transformar suas diferenças em força geradora de sinergia.

Ao desenvolver o seu potencial as equipes de alto desempenho vão ultrapassar as expectativas e os desafios tradicionais, pois naturalmente têm elas têm o desejo e a expertise para irem além.  Elas buscam padrões de desempenho extremamente altos, e é por isso que os seus integrantes precisam ter competências, habilidades e atitudes que correspondam aos propósitos definidos entre as lideranças e as equipes.

O Programa de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance elaborado pela GPDH – Treinamento e Desenvolvimento foi estruturado de forma modular. Iniciando pelos conceitos mais básicos, vai se desenvolvendo em um nível crescente de complexidade. Ao final do programa as equipes terão recebido e praticado tudo aquilo que elas precisam para performarem plenamente.

 O PDEAP é composto de oito módulos com oito horas de duração cada. O seu formato é dinâmico, participativo e desafiador.

 Através trabalhos em grupo, estudos de caso, debates e simulações os participantes irão viver momentos extremamente ricos, criativos e de grande aprendizagem.

Ao final do Programa de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance, todos estarão aptos para assumirem os seus desafios e caminharem juntos com as suas empresas rumo ao aos objetivos e estratégias definidos, alcançando os resultados esperados.

3. Programa de Comunicação Assertiva e Técnicas Eficazes de Feedback

A comunicação é sem dúvida a competência mais importante para qualquer empregado. Dela vai depender o sucesso ou o insucesso de qualquer interação interpessoal.

Uma comunicação ineficaz muitas vezes leva a relacionamentos difíceis no trabalho, gerando ambientes tóxicos e consequentemente repercutindo de forma negativa nos resultados da empresa.

Nós estamos comunicando o tempo todo. Mesmo calados estamos comunicando com as nossas expressões corporais. Tudo é comunicação. Um tom de voz, um gesto, um silêncio. Então, tendo em vista que tudo em nós comunica alguma coisa, precisamos estar conscientes do que de fato queremos comunicar. Mas também precisamos aprofundar um pouco nesse tema e termos acesso a técnicas e ferramentas que vão nos permitir desenvolver uma comunicação efetiva e de qualidade.

Através do uso adequado e técnico do feedback as relações interpessoais se tornam mais claras e objetivas evitando as distorções cognitivas e os mal entendidos que quando não são administrados adequadamente se convertem em conflitos, mágoas, desmotivação e outras situações que poderão debilitar o clima e o moral dos colaboradores.

O Programa de Comunicação Assertiva e Técnicas Eficazes de Feedback desenvolvido pela GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é composto de quatro módulos com duração de oito horas cada um.

4. Programa de Desenvolvimento das Competências Interpessoais – PDCI

Foi- se o tempo em que os colaboradores, os líderes e os gestores eram valorizados e avaliados apenas pelas suas competências técnicas e intelectuais. Hoje em dia sabemos que pouco adianta ter a melhor qualificação acadêmica, os melhores equipamentos e as melhores estruturas físicas se as pessoas não tiveram as competências interpessoais bem desenvolvidas.

Saber lidar de forma efetiva com as situações de pressão psicológica; detectar e gerir os conflitos interpessoais de forma assertiva e criativa; saber comunicar-se de maneira hábil, objetiva e clara; ser empático e estabelecer relações de confiança entre os pares, colaboradores e superiores são competências essenciais no ambiente corporativo.

As empresas que procuram sobressair no mercado precisam garantir que as competências interpessoais dos seus empregados estejam sendo adequadamente avaliadas e desenvolvidas. É isso que irá garantir o seu desenvolvimento sustentável e a realização bem sucedida dos seus planos e estratégias.

A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento construiu um Programa de Desenvolvimento das Competências Interpessoais muito elogiado pelos seus clientes. Esse programa permite aos seus participantes desenvolverem suas competências interpessoais de forma prática, criativa e sustentável.

O PDCI é desenvolvido através de quatro módulos com a duração de quatro horas cada. É dinâmico, participativo e voltado para as experiências do cotidiano corporativo.

5. Programa de Gerenciamento Sistêmico do tempo

Tempo é o recurso mais valioso que existe. Vale mais que dinheiro. O dinheiro gasto em excesso em uma determinada data pode ser compensado com um esforço de economia em um momento seguinte. O tempo não. Aquele tempo que não foi utilizado no momento oportuno, nunca mais estará disponível. Ele não pode ser guardado nem estocado. Então, o tempo precisa ser muito bem utilizado.

Saber gerenciar bem o tempo é um diferencial competitivo para as empresas. É a chave para o sucesso. Entretanto muitos funcionários não possuem o conjunto de habilidades necessário para gerenciar seu tempo de forma eficaz. Isso muitas vezes resulta em estresse, prazos perdidos e baixa qualidade de trabalho.

O Programa de Gerenciamento Sistêmico do Tempo, criado pela GPDH – Treinamento e Desenvolvimento vai fornecer aos colaboradores da sua empresa as técnicas e as ferramentas que os ajudarão a se manterem organizados, focados e mais produtivos.

Veja algumas vantagens que os colaboradores terão ao participar de um programa de Gerenciamento do Tempo:

  • Maior produtividade e eficiência.
  • Melhor reputação profissional.
  • Menos estresse.
  • Maiores oportunidades de sucesso.
  • Maiores oportunidades para alcançar objetivos importantes de vida e carreira.

E aí, a sua empresa já tem algum desses programas?

Sobre o autor

Empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.

Deixe um Comentário

Programas de Desenvolvimento

Programa de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance

Comentários

    Quem Somos

    A GPDH – Treinamento e Desenvolvimento é uma empresa voltada para o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e sempre focado nas características, valores, missão e visão estratégica de cada cliente.